Funprev apresenta resultado do cálculo atuarial em audiência pública nesta quinta-feira
Nº 653 10/03/2020
Nesta quinta-feira, 12/03, a Funprev (Fundação de Previdência dos servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru), apresentará, em Audiência Pública, na Câmara Municipal, às 9h00, o resultado oficial do cálculo atuarial relativo ao ano de 2019. A exposição será feita pelo atuário Luiz Cláudio Kogut, representante da empresa Actuarial Assessoria e Consultoria Atuarial Ltda, que presta assessoria à Funprev.
Como explica o presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, o cálculo atuarial é o estudo que determina o volume de recursos necessários para garantir a liquidez do Regime Próprio de Previdência Social, ou seja, as aposentadorias dos participantes/beneficiários, no caso os servidores públicos municipais, a longo prazo. Esses recursos são oriundos dos repasses realizados pelo órgão empregador (Prefeitura Municipal, DAE e Câmara Municipal), à Funprev. São os 11% descontados mensalmente dos servidores e a cota patronal (22%), que é percentual que cabe ao empregador. Os recursos também são oriundos dos aportes que o órgão empregador faz à Fundação. A Funprev é a responsável pela gestão desses recursos para garantir o pagamento das aposentadorias dos seus beneficiários.
Em resultados práticos, os dados apontados pelo Cálculo Atuarial significam que a Prefeitura Municipal, pelo segundo ano consecutivo, não terá que fazer novos aportes financeiros em relação ao ano de 2019. O aporte é obrigatório por força de lei quando o estudo aponta que no futuro (até 75 anos) poderá haver desequilíbrio e o empregador passa a realizar aportes financeiros que visam garantir a liquidez do RPPS, o que é denominado Plano de Amortização do Déficit, segundo a legislação federal.
As regras para determinação do cálculo atuarial são estabelecidas pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Previdência, do Ministério da Economia. Importante destacar que déficit atuarial é diferente de déficit financeiro, e a Funprev encontra-se hoje numa situação superavitária em ambas as situações. A Funprev fechou 2019 com um saldo na carteira de investimentos de R$ 601.757.165,89.
No caso específico de Bauru, em razão de situações ocorridas em gestões passadas, o município já realiza um aporte à Funprev, com base em lei municipal específica para isso, de cerca de R$ 20 milhões/ano. Esse aporte vai acontecer até 2027 e sofre correção anualmente. A partir de janeiro de 2019, a Prefeitura passou a fazer um novo aporte, devido aos dados apurados em 2017.
E ainda conforme estabelece legislação federal, se o município não estiver em dia com as contribuições previdenciárias, e isso inclui os aportes que porventura sejam necessários, fica suspenso o CRP, Certificado de Regularidade Previdenciária, emitido pela União, necessário para a liberação de recursos federais aos municípios, ou seja, a ausência do CRP impede o repasse de recursos federais para os municípios. Devido à situação regular, a Funprev Bauru teve o CRP renovado no mês passado, com validade até agosto.
O objetivo do cálculo atuarial é exatamente projetar a situação e mostrar o montante de recursos necessário para equilibrar entradas e saídas de recursos garantindo a liquidez do sistema. Quando o estudo aponta a necessidade de aporte, define-se como déficit atuarial e não déficit financeiro.
Conselho Curador da Funprev tem reunião ordinária com a...
...
Representantes da Funprev e investidora Bram abordam cenário econômico...
Servidores da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores...
Funprev promove ação pelo Dia Internacional da Mulher...
As servidoras da Funprev,...
Reunião do Comitê de Investimentos da Funprev ...
...
Representantes da Funprev e Santander abordam cenário econômico ...
...
Conselho Curador da Funprev realiza sessão extraordinária devido í ...
...
Funprev e Sicredi discutem investimentos e cenário econômico ...
...
Reunião semanal do Comitê de Investimentos da Funprev ...
...
Conselho Curador da Funprev tem reunião ordinária ...
...
Comissão de Estudos da Reforma Previdenciária finaliza minuta de...
A Comissão Intersetorial de Estudos da...