Reunião do Comitê de Investimentos da Funprev

Nº 791 24/03/2021

Foi realizada nesta quarta-feira, 24/03, a 10ª reunião semanal do Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru).

Seguindo os protocolos sanitários em relação à pandemia da COVID-19, a reunião foi híbrida (presencial e virtual) com a participação dos membros do Comitê de Investimentos Diogo Nunes Pereira, Márcia A. dos R. de Oliveira (Presidente), Gilson Gimenes Campos, e Alexandre F. da Costa, além do presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, Luiz Gustavo P Macedo (economista da Fundação), José Aparecido dos Santos (Cons Curador), Lauro Caputo (servidor inativo) e David José Françoso (Presidente do Conselho Curador).

Durante a sessão foram abordados os seguintes assuntos:

- Processo 164/2021 – Relatório 4º trimestre 2020. O Comitê recebeu os autos, analisou a planilha atualizada até o dia 22/03/2021, com base em informações obtidas na plataforma da empresa de consultoria Crédito & Mercado, e diante dos resultados apresentados, mantém o monitoramento dos fundos. Sugere ainda o arquivamento do processo e a continuidade das análises por meio do processo referente ao resultado do 1º trimestre de 2021 que será encaminhado ao Comitê no próximo mês.

- Ofício DF nº 073/2021 – Convite para apresentação do cálculo atuarial. O Comitê recebeu o ofício e tomou ciência da realização da apresentação do cálculo atuarial 2021, com data-base em 31/12/2020, a ser realizado no dia 26/03/2021 às 09h30 com transmissão pela TV Câmara.

- Processo 1706/2020 - Política de Investimentos 2021. O Comitê recebeu os autos e tomou conhecimento do parecer exarado pelo Núcleo Investimentos a respeito dos limites estabelecidos na Política de Investimentos da FUNPREV para 2021. Após a leitura do parecer, o Comitê decidiu acompanhar a sugestão do Núcleo de Investimentos de anexar a esta Ata os referidos limites de forma discriminada por artigos, incisos e alíneas. O Comitê encaminhou ao Conselho Curador da FUNPREV para a mesma finalidade, conforme sugestão do Núcleo.

O Comitê consultou as rentabilidades dos principais indicadores de renda fixa e renda variável até o fechamento do dia 23/03, com base em informações obtidas na plataforma da empresa de Consultoria Crédito & Mercado, verificando performance negativa nos indicadores de renda fixa com exceção do CDI e IMA-B5, além de performance positiva no principal indicador de renda variável, o IBOVESPA e do indicador S&P 500, voltado ao segmento de mercado externo.

O economista Luiz Gustavo, explanou sobre os impactos que a decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM), de aumento da taxa Selic na semana anterior, acima do esperado pelo mercado financeiro, provocou nos indicadores de renda fixa.

137925_20210324.jpg