Comissão se reúne para análise da prévia do cálculo atuarial

Nº 1029 08/03/2024

A Comissão do Cálculo Atuarial se reuniu na quarta-feira (6), para a exposição da prévia do cálculo atuarial referente ao exercício de 2023. A reunião ocorreu no formato híbrido (presencial e virtual).

O cálculo atuarial é fundamental para projetar todas as receitas e despesas futuras, além de contribuir com outros estudos na busca pelo equilíbrio nas contas previdenciárias. Trata-se de um estudo técnico para avaliar os recursos necessários para a cobertura dos benefícios concedidos aos aposentados e pensionistas ao longo do tempo. São coletados dados estatísticos sobre a população coberta pelo RPPS, a taxa de mortalidade, a taxa de sobrevida após a aposentadoria, taxa de invalidez por doenças e por acidentes e o retorno financeiro esperado para os investimentos, entre outros dados e informações.

A Comissão é constituída pelos membros titulares dos conselhos Curador e Fiscal, além de representantes da própria Fundação, Executivo, Câmara Municipal, Departamento de Água e Esgoto (DAE) e Sindicato da categoria. Seu objetivo principal é o acompanhamento da execução dos trabalhos relativos ao cálculo atuarial e a colaboração no desenvolvimento da estratégia de equacionamento, na hipótese de déficit atuarial.

A nomeação dos integrantes foi publicada na edição do dia 5 de março, do Diário Oficial de Bauru.

A sessão foi iniciada com o esclarecimento, por parte do atuário Luiz Cláudio Kogut, das dúvidas e questionamentos referentes a prévia do cálculo atuarial. Na sequência foi a vez do atuário realizar apontamentos relativos aos valores e aos custos relacionados às aposentadorias de professores, e aos repasses da compensação previdenciária.

Todos os integrantes da Comissão já estão em posse da prévia da avaliação atuarial. Uma nova sessão ordinária está agendada para o dia 15/03, para que a Comissão efetue os apontamentos necessários e os encaminhe ao atuário.

267442_20240308.jpeg