Funprev divulga resultado das aplicações em fevereiro

Nº 789 19/03/2021

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) informa que sua carteira de investimentos apresentou retorno ligeiramente negativo no fechamento do mês de fevereiro de 2021.

A rentabilidade no mês foi de -0,29% representando uma desvalorização de R$ 1,6 milhão aproximadamente. No ano o retorno é de -0,43% equivalente a R$ 2,5 milhões. A Funprev encerrou fevereiro com R$ 562.557.406,12.

Já a meta atuarial no ano até o fechamento do primeiro bimestre foi de 1,91%. A meta atuarial da Funprev representa a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acrescida de uma taxa de juros de 5,38% ao ano. O IPCA é calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Funprev esclarece que repetindo o mês de janeiro, as aplicações apresentaram valorização na primeira quinzena, mas devido a fatos políticos e econômicos em nível nacional, somado as questões envolvendo o aumento de casos do coronavírus, fizeram com que o mercado financeiro ficasse mais cauteloso.

Isso levou a uma variação mais forte nos preços dos ativos financeiros, mais conhecida como volatilidade. O resultado não foi pior devido a estratégia mais conservadora da Fundação no segmento de renda fixa, com maior exposição em títulos de curto prazo que sofrem menos volatilidade.