Comitê de Investimentos da Funprev realiza a quinta sessão ordinária do ano

Nº 440 19/02/2019

Integrantes do Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizaram nesta terça-feira, 19/02, a quinta sessão ordinária do ano. Participaram o presidente do Comitê, David José Françoso, os membros Diogo Nunes Pereira, Marcos Rios da Silva e Patricia Maria Sanchez Cardoso, o presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, e o presidente do Conselho Fiscal, José Aparecido dos Santos.

Sobre a Política de Investimentos para 2019, os membros transferiram a reunião desta quinta-feira, 21/02, para o dia 14/03, uma vez que o funcionário responsável pelo Núcleo Gestor de Investimentos encontra-se em período de férias.

Quanto ao processo referente à amortização parcial dos fundos de vértices, fevereiro/2019o Comitê tomou ciência da deliberação dos Conselhos Curador e Fiscal.Sobre o processo FIP Caixa Incorporação Imobiliária, o Comitê recebeu os autos e tomou ciência da deliberação do Conselho Curador. Tomou ciência também sobre a deliberação dos Conselhos Curador e Fiscal sobre a formação do Comitê de Investimentos, bem como do relatório de estimativas da rentabilidade pela movimentação financeira, elaborado pela empresa de consultoria Actuarial e encaminhado pela Seção de Contabilidade e Orçamento.

Ainda durante a reunião foi dada ciência do comunicado do Banco Safra sobre a aprovação, em assembleia geral de cotistas, da mudança de gestão de diversos fundos de investimentos, passando de Safra Asset Management Ltda para Banco J Safra S/A, ressaltando que a partir de 15/02/2019 os fundos voltaram a ficar enquadrados perante a Secretaria Nacional da Previdência e aptos a receber novos aportes por parte dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

O Comitê tomou ciência do comunicado da AZ Quest Investimentos, informando sobre a alteração do administrador do fundo, passando de BNY Mellon Serviços Financeiros para a BEM DTVM, ressaltando que a alteração se dá em função da alteração promovida pela Resolução CMN 4695/2018, a fim de reenquadrar o fundo AZ Quest Small Mid Caps FIC FIA e permitir novos aportes por parte dos RPPS. E também do relatório “Carteiras Sugeridas para RPPS”, encaminhado por e-mail pelo Banco do Brasil.

Os integrantes do Comitê verificaram os resultados dos principais indicadores de renda fixa e renda variável até o fechamento do dia 18/02/2019, observando uma performance positiva no segmento de renda fixa e ligeiramente negativa no Ibovespa. O Comitê pontuou que entre os fatos que contribuíram para a boa performance dos fundos no início do ano estão principalmente a expectativa do mercado financeiro com o novo governo e o encaminhamento da reforma da previdência para o Congresso Nacional. O ponto negativo observado que provocou volatilidade nessa semana foi a crise política com a demissão de um dos ministros do governo federal.

Finalizando, foi registrado o convite da Presidência da Funprev para a videoconferência com a participação dos representantes da BBDTVM (gestora de recursos do Banco do Brasil), que será realizada na próxima segunda-feira, 25/02, a partir das 15h, na sede da Superintendência Regional do Banco do Brasil em Bauru (Rua Prof Luiz Braga, 1-50), para tratar de assuntos relacionados aos investimentos da Funprev e cenário econômico.

A próxima reunião ordinária do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 26/02, a partir das 09h. As atas estão disponíveis emhttp://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .

160520_20190219.jpeg228697_20190219.jpeg343601_20190219.jpeg384179_20190219.jpeg434007_20190219.jpeg697060_20190219.jpeg