FUNPREV SUPERA A META ATUARIAL EM 2016

Nº 88 16/01/2017

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru – FUNPREV torna público que os rendimentos das aplicações financeiras da entidade encerraram o exercício de 2016 acima da meta atuarial.

Os rendimentos das aplicações até o dia 31/12/2016 registraram ganhos de 17,53% ante uma meta atuarial de 12,64%. O total de rendimentos no ano foi de R$ 74.659.816,21. A FUNPREV encerrou 2016 com um saldo na carteira de investimentos de R$ 493.641.106,02.

O resultado segundo a FUNPREV, é fruto de uma combinação de um otimismo do mercado com a equipe econômica e a expectativa de aprovação de reformas propostas pelo Governo Federal ocorrida no primeiro semestre de 2016, somado a atuação da equipe técnica de investimentos da Fundação formada pelos economistas, comitê de investimentos, conselhos curador e fiscal. Exemplo disso, foram as reuniões semanais do Comitê de Investimentos e o monitoramento diário do mercado financeiro pelos economistas.

Para o ano de 2017, a expectativa é de dificuldades em alcançar o mesmo resultado, diante das incertezas políticas internas e, do cenário externo com atenção voltada principalmente as ações que Donald Trump colocará em prática nos EUA e como se comportarão os mercados Europeu e Asiático.

Segundo informações da Fundação, a estratégia nos investimentos tende a ser um pouco mais conservadora no primeiro semestre a espera de fatos concretos que possibilite maior exposição a ativos com relação risco/retorno mais acentuadas no segundo semestre, decisão essa que caberá ser definida pelo Conselho Curador da entidade.