Comitê de Investimentos da Funprev tem reunião semanal

Nº 301 16/04/2018

Nesta segunda-feira, 16/04, os integrantes do Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizaram mais uma reunião semanal.

O encontro teve início com a leitura da ata da reunião realizada em 09/04. O Comitê tomou ciência dos resultados dos indicadores referentes ao mês de abril, até o fechamento do dia 13, verificando performance ligeiramente negativa, tanto no segmento de renda fixa, quanto no segmento de renda variável, sendo que a posição no ano, no entanto, está positiva em ambos os segmentos. O Comitê mantém sob monitoramento os resultados, a fim de verificar eventuais alterações na carteira.

Sobre o processo que trata dos relatórios mensais dos investimentos em 2018, o Comitê tomou ciência do resultado dos investimentos referentes ao fechamento do mês de março, cuja rentabilidade no mês foi de 0,84% contra 0,59% da meta atuarial. No acumulado do ano, a carteira da Funprev apresenta rentabilidade de 3,42% contra 2,22% da meta atuarial, ou seja, 55% acima da meta. O Comitê verificou a aderência da rentabilidade da carteira da Fundação em relação às metas estabelecidas na Política de Investimentos (atuarial e gerencial) e encaminhou ao Conselho Fiscal para aprovação. O Comitê reiterou o pedido de aprovação quanto ao item 3 da ata da reunião ordinária n.º 09/2018, cuja cópia foi juntada, destacando que a solicitação ora reiterada se refere apenas e tão somente à apreciação quanto à análise de aderência dos recursos relacionados a rentabilidade da carteira da Fundação em relação às metas estabelecidas na política de investimentos. O Comitê também destacou que os esclarecimentos solicitados pelo Conselho Fiscal no item 6 da ata da sessão ordinária n.º 05/2018 – CF faz referência a dados de cálculo atuarial e despesas, o que o Comitê entende ser de competência da Divisão Financeira.

Na sequência, em relação à convocação de assembleia geral de cotistas, os servidores Marcos Rios da Silva e Luiz Gustavo Peres Macedo apresentaram o resumo da pauta discutida na Assembleia Geral de Cotistas do FIDC Premium, realizada no dia 13/04/2018, às 10h, em São Paulo/SP.

Outro processo da pauta foi o que trata das estratégias de alocação dos recursos alocados no CDI. O Comitê discutiu a proposta de migração de uma parcela dos recursos ora aplicados no fundo de investimento Bradesco DI Premium para ser aplicada em um fundo de investimento de gestão ativa na renda fixa, onde em consulta ao portal da empresa de consultoria Crédito & Mercado, verificou-se que o fundo de investimento Itaú Alocação Dinâmica RF foi o melhor classificado entre os demais disponíveis. A proposta de migração de uma parcela do CDI vem ao encontro da estratégia da Funprev considerando que diante da queda na taxa SELIC, a rentabilidade dos fundos DI diminuíram sensivelmente e a manutenção de uma pequena parcela neste segmento justifica-se apenas por seu nível de risco ser mais conservador e num eventual momento de instabilidade tende a proteger mais a carteira. Foi verificado que o fundo de investimento Itaú Alocação Dinâmica RF também é enquadrado no mesmo artigo dos fundos CDI ante a Resolução CMN 3922/2010, portanto, a migração proposta não interferirá na posição atual no referido artigo. Diante do exposto, o Comitê recomendou ao Conselho Curador o resgate de R$ 25 milhões do fundo de investimento Bradesco DI Premium para ser aplicado no fundo de investimento Itaú Alocação Dinâmica RF.

Ao final, o Presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, convidou os membros do Comitê para a Audiência Pública que vai discutir a Avaliação Atuarial de 2018, com data base em 31/12/2017, que será realizada no plenário da Câmara Municipal de Bauru no dia 24/04/2018, a partir das 09h.

Participaram da reunião Sérgio Ricardo C. Alberto (presidente), Diogo Nunes Pereira (economista da Funprev - secretário), David José Françoso (servidor, membro), Antônio Carlos B. Martinez (servidor aposentado da Prefeitura – membro), Marcos Rios da Silva (procurador jurídico da Funprev – membro), Donizete do Carmo dos Santos (presidente da Funprev), Luiz Gustavo P. Macedo (economista da Funprev) e Marli Baccan (servidora aposentada).

A próxima reunião do Comitê está agendada para o dia 23/04/18, às 9h. As atas das reuniões estão disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas