Reunião semanal do Comitê de Investimentos da Funprev

Nº 563 08/11/2019

Foi realizada nesta quarta-feira, 06/11, a 34ª reunião ordinária do Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru), quando estiveram reunidos David José Françoso (presidente), Diogo Nunes Pereira, Donizete do Carmo dos Santos Márcia Araújo dos Reis de Oliveira, além do presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, e do economista Luiz Gustavo P Macedo.

O Comitê registrou a ausência justificada do membro Antônio Carlos Batista Martinez e, posteriormente, verificou os principais indicadores de renda fixa e renda variável referentes ao fechamento do mês de outubro/2019, observando performance positiva nos indicadores de renda fixa e do principal índice da bolsa de valores, o IBOVESPA. No acumulado do ano, todos os indicadores apresentam rentabilidade positiva contribuindo para o resultado parcial no ano acima da meta atuarial. O Comitê aguarda envio do resultado oficial do mês de outubro e do percentual de atingimento da meta atuarial.

Sobre o processo que trata dos repasses mensais da COMPREV, o Comitê recebeu os autos e tomou ciência do montante no valor de R$ 314.474,95 referente à competência 10/2019, que será creditado nesta quinta-feira, 07/11/2019, e aplicado no fundo de investimento BB Previdenciário IMA-B Títulos Públicos.

Outro processo em pauta foi sobre o FIP Caixa Incorporação Imobiliária. O Comitê recebeu os autos e tomou conhecimento da convocação de assembleia geral de cotistas do fundo, a ser realizada no dia 04/12/2019, às 16h, via teleconferência, e solicitou que a Presidência da Fundação notifique os Conselhos Curador e Fiscal para participação da referida assembleia.

Quanto à estratégia da carteira de investimentos, o Comitê, dando continuidade às discussões iniciadas nas reuniões anteriores, definiu que para 2020, a Funprev deverá aumentar a exposição em renda variável diante da queda da taxa Selic e diminuição dos prêmios de renda fixa.

Para fundos multimercados, a estratégia deverá ser de aumento de exposição até próximo do limite estabelecido pela Resolução CMN 3922/2010 que atualmente é de 10%. Para fundos de ações o aumento de exposição deverá ser realizado de forma a ser definida nas próximas reuniões.

O Comitê solicitou que esse processo seja apensado ao processo da estratégia do 1º semestre/2019, considerando que há estudos referentes à carteira que podem ser considerados e recomendou à Presidência que solicite ao Núcleo de Investimentos nova análise em relação ao aumento da exposição em renda variável, se entender necessário, considerando que o Comitê recomendará ao Conselho Curador, 03 (três) cenários estratégicos, sendo um conservador, um moderado e um arrojado visando a adequação da carteira para o próximo ano, devendo ser apresentadas sugestões de origem e destino para os recursos a serem movimentados.

Por fim, o Comitê sugeriu que na próxima reunião seja definida a estratégia em conjunto com o Núcleo de Investimentos e posteriormente seja convocada reunião conjunta com os Conselhos Curador e Fiscal para deliberação.

A próxima reunião do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 12/11a partir da14h30As atas das reuniões ficam disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .

257928_20191108.jpeg543622_20191108.jpeg816356_20191108.jpeg