Notícias

Reunião do Conselho Curador da Funprev


Nº 741 05/11/2020

capa

Foi realizada nesta quarta-feira, 04/11, a 26ª sessão ordinária do Conselho Curador da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru). As sessões continuam sendo realizadas pelo sistema de videoconferência, devido às medidas de combate à disseminação do coronavírus. Participaram o presidente da Funprev e o presidente do Conselho Fiscal.

 

A reunião foi aberta com a leitura das Atas do Conselho Fiscal nº 22/2020, e do Comitê de Investimentos nº 39 e 40/2020. A pauta teve início com o processo que trata do 2º Termo Aditivo de Prorrogação e Ratificação ao Convênio de Serv. de Adm. de Convênio Farmacêutico – Rede Total de Farmácias e Drogarias. O Conselho tomou ciência e aprovou a prorrogação do contrato com base no parecer jurídico.

 

Sobre a participação no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos ABIPEM, o Conselho tomou ciência e parabenizou todos os envolvidos, funcionários, conselheiros e Comitê de Investimentos pelo prêmio obtido. O mesmo em relação à participação no 11º Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, Gestão 2019/2020.

 

Com relação ao processo referente a projeções de impactos atuariais e financeiros para os exercícios de 2020/2021, o Conselho tomou ciência, lembrando que tomou todas as medidas necessárias previstas no seu Regimento para que pudessem ser encaminhadas ao executivo as medidas que a ele cabe, visando sanar o déficit apontado pelo cálculo atuarial de 2019, o qual viria também a resolver a questão das alíquotas de contribuição previdenciária. O Conselho também ressaltou que tem atuado de forma proativa em consonância com o Comitê de Investimentos, buscando adequar a carteira de investimentos à volatilidade do mercado, devido à crise mundial econômica provocada pelo Covid-19. O Conselho solicitou, ainda, da presidência da Funprev, que anexe a este processo e remeta para ciência do executivo todas as ações realizadas em tendência do mesmo, visando à mitigação dos possíveis déficits a serem apurados.

 

No que se refere ao 1º Termo Aditivo de Renovação de Contrato – Plano de Saúde, após solicitação do Conselho para pesquisa de preços junto a empresas em Bauru, foi apresentada proposta de uma empresa abaixo do preço médio levantado anteriormente, assim, foi solicitado o levantamento do valor pago pelo DAE Bauru, para composição do preço médio, para determinar a vantajosidade da renovação e após retornar ao Conselho para deliberação.

 

Finalizando, sobre a Política de Investimentos para 2020, o Conselho, após reunião conjunta com o Comitê de Investimentos, deliberou contra a mudança proposta uma vez que o ranking de Instituições não é utilizado para o credenciamento de instituições.

 

A próxima reunião do Conselho Curador ficou agendada para 18/11/2020, às 09h00, Via Aplicativo ZOOM Cloud Meetings. As decisões continuam sendo registradas em Atas Públicas e disponibilizadas no site da Fundação.