Prefeitura de Bauru e Funprev iniciam análise sobre impacto de verbas temporárias em aposentadorias de servidores e pensões
Nº 998 13/12/2023
A Prefeitura de Bauru e a Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) iniciaram nesta quarta-feira (13) a análise sobre o impacto da incorporação de verbas de caráter temporário em aposentadorias de servidores e pensionistas, para àqueles que se aposentaram após a Emenda Constitucional 103, publicada em novembro de 2019, mais conhecida como Reforma da Previdência.
O processo já teve deliberação no Conselho Curador da Funprev para a revisão das aposentadorias, de forma a atender o que está determinado na legislação. A prefeitura e a Funprev vão formar um grupo de trabalho para analisar o assunto, e definir quais medidas serão tomadas, inclusive para a elaboração de um projeto de lei que possa normatizar este ponto no âmbito municipal.
O entendimento é que as aposentadorias concedidas após a Reforma da Previdência não podem considerar a incorporação de verbas temporárias, como adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional de jornada e atividade de trabalho pedagógico. Todos esses pagamentos não seriam de caráter previdenciário, o que configuraria inconstitucionalidade no pagamento. A incidência de contribuição previdenciária sobre essas verbas e também daquelas relativas ao exercício de cargos ou funções comissionados por servidores efetivos seriam cessadas, para adequação ao que estabelece a Constituição Federal.
No entanto, para uma melhor análise, a prefeitura e a Funprev vão aprofundar as discussões e verificar quantos servidores seriam impactados e quais os valores que deixariam de ser pagos e recolhidos. Até esta definição, nenhuma alteração vai ocorrer no pagamento dos beneficiários que se aposentaram a partir de novembro de 2019. Os servidores que se aposentaram antes da Emenda Constitucional não serão afetados.
A reunião na prefeitura nesta quarta-feira teve a participação da prefeita Suéllen Rosim, do presidente da Funprev, David José Françoso, dos secretários da Administração, Cristiano Zamboni; de Finanças, Everton Basílio; e dos Negócios Jurídicos, Gustavo Bugalho, e de membros do Conselho Curador da Funprev.
Conselho Fiscal realiza primeira reunião ordinária...
Na quarta-feira (15), o Conselho Fiscal da Fundação...
Funprev divulga resultados de 2024...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Comissão do Pró-Gestão se reúne e traça plano de...
Nesta quinta-feira (9), a Comissão do Pró-gestão se...
Aniversariantes de janeiro devem realizar Censo Cadastral e Previdenciário...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Conselho Curador realiza primeira reunião ordinária...
Nesta segunda-feira (6), o Conselho Curador da Fundação...
Membros dos Conselhos Curador e Fiscal tomam posse para...
Nesta quinta-feira (2), os membros eleitos e indicados...
Última reunião do Conselho Fiscal do biênio 2023/2024...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Conselho Curador do biênio 2023/2024 realiza última reunião do...
Nesta sexta-feira (27), o Conselho Curador da Fundação...
Confira os horários de funcionamento da Funprev no fim...
Em razão das festividades de final de ano,...
Comitê de Investimentos realiza sua última reunião do ano...
Nesta quinta-feira (19), os membros do Comitê de...
Pesquisar Notícia
Notícias Relacionadas
-
Conselho Curador se reúne para análise de processos
- 21/01/2025
-
Conselho Fiscal realiza primeira reunião ordinária
- 20/01/2025
-
Funprev divulga resultados de 2024
- 16/01/2025
-
Conselho Curador realiza primeira reunião ordinária
- 06/01/2025