Primeiro Programa de Educação Previdenciária

Nº 99 28/04/2017

FUNPREV CONCLUI O PRIMEIRO PROGRAMA DE EDUCAÇíO PREVIDENCIÁRIA E JÁ TEM NOVA AGENDA NO MÊS DE AGOSTO NA ESCOLA DE GOVERNO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU.

Projeto piloto implantado na Secretaria da Educação no mês de abril conforme programa abaixo

Curso: “Programa de Educação Previdenciária”

Ementa: Histórico da previdência no mundo, no país e no município. Fontes normativas da Previdência. O que é a FUNPREV. Formas de custeio da FUNPREV, o que fazemos para combatê-lo. Como a FUNPREV administra o seu patrimônio. Benefícios concedidos pela FUNPREV.

Coordenação: Neusa Maria Ferraz Valdo. Gilson Gimenes Campos (membros do conselho curador da FUNPREV, Diogo Nunes Pereira (Diretor da Divisão Financeira) e Roberta Natali de Moraes (Diretora da Divisão Previdenciária)

Público-alvo: Profissionais do Sistema Municipal de Ensino

Carga horária: 22 horas (12h presenciais e 10h de atividades de estudo não presenciais).

Vagas: 30 por turma (27- Sistema Municipal de Ensino e 03 – Instituições parceiras).

Datas: 4; 11 ;18 ; 25 de abril (4 encontros de 3hrs) (terça-feira).

Horário:

Turma A – Manhã

Turma B – Tarde

Local: NAPEM.

PEP - Programa de Educação Previdenciária

Apresentação

A educação previdenciária é pilar fundamental para o desenvolvimento do sistema de previdência, formação de poupança de longo prazo - essencial para a economia e para a manutenção da qualidade de vida. O compromisso da FUNPREV com seus 10.000 participantes vai muito além do pagamento regular dos benefícios, uma vez que existe uma preocupação com a qualidade de vida como um todo. A educação previdenciária é, portanto, de um dos grandes desafios da Fundação - com a necessidade de cada​ vez mais prover os participantes da capacidade de tomada de decisões, do cuidado com a gestão do seu patrimônio e com a percepção de que o sonho da aposentadoria só se concretiza com planejamento e disciplina.

Educação previdenciária: pode ser definida como um conjunto de ações contínuas de comunicação para tornar o participante mais consciente sobre a importância e segurança de um plano de previdência na sua vida e de sua família, de forma a contribuir para a melhor utilização dos benefícios oferecidos pelo FUNPREV e o aumento do bem-estar social de seus participantes e beneficiários.

O Programa de Educação Previdenciária (PEP) busca a disseminação da informação e a promoção da reflexão sobre o papel de cada pessoa na consolidação de um sistema previdenciário solidário e sustentável.

Dada a importância da educação previdenciária e a necessidade de disseminar tanto os deveres, quanto os direitos previdenciários, a FUNPREV institui o PEP com objetivo de orientar, sem esgotar o tema e nem tampouco apresentar verdades incontestáveis, com uma contextualização teórica que possa dar subsídios aos servidores proporcionando aprendizado e amadurecimento, pois cada dia surgirão novos desafios para os gestores da RPPS e seus participantes. Isto porque estes participantes estrão cada vez mais ávidos por informação e conscientes sobre o modelo de gestão aplicado pela Fundação.

Compromissos do PEP:

• Promover a inclusão dos servidores no Sistema Previdenciário.

• Divulgar a forma de gestão e valorizar a cidadania.

Esperamos proporcionar um bom trabalho, aos participantes e assistidos, usufruir dos resultados econômicos, de governança e de relacionamentos que certamente virão.

FUNPREV oferece PEP - Programa de Educação Previdenciária aos servidores municipais.

A FUNPREV disponibiliza o Programa de Educação Previdenciária – PEP, cujo objetivo é disseminar a Cultura Previdenciária entre os servidores municipais, consolidando um espaço contínuo de esclarecimentos e orientações sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Bauru.

O Programa é composto de módulos, cujo conteúdo será ministrado por conselheiros e servidores da FUNPREV, abordando os seguintes temas:

Modulo I

Histórico da previdência no mundo, no país e no município.

Fontes normativas da Previdência.

Resposta à pergunta: o que é a FUNPREV?

Modulo 2

Formas de custeio da FUNPREV

O que fazemos para combatê-lo?

Por que preciso manter meu cadastro na FUNPREV atualizado?

Como a FUNPREV administra o seu patrimônio?

Modulo 3

Benefícios concedidos pela FUNPREV: auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, salário-família e pensão por morte;

Modulo 4

Benefícios concedidos pela FUNPREV: aposentadorias (regras, cálculo e reajuste).

No final do curso, os participantes serão convidados a participarem de uma atualização cadastral e de uma simulação de benefícios, além da entrega do certificado de participação.

Para propiciar aos servidores a oportunidade de participar do PEP, a atividade é disponibilizada nos locais de trabalho ou em outro local escolhido pelo órgão solicitante.

É uma grande oportunidade de os servidores tirarem suas dúvidas acerca da situação do seu Regime Próprio de Previdência Social e das regras para concessão das aposentadorias e pensões”

Para solicitar o PEP no seu local de trabalho, basta o responsável pela repartição ou secretaria entrar em contato com a Escola Previdenciária da FUNPREV.

Clique aqui para visualizar as imagens.