Funprev esclarece sobre serviço de compensação previdenciária
Nº 975 04/10/2023
Uma das fontes de receita da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev), a Compensação Previdenciária (Comprev) refere-se ao ajuste de contas do tempo de contribuição entre o regime de origem, í quele em que o servidor possui tempo de serviço, e o regime instituidor, responsável pelos benefícios de aposentadoria e pensão.
Prevista na Lei nº 9.796/1999, essa compensação envolve o Regime Geral de Previdência Social, neste caso o INSS, e os Regimes Próprios de Previdência dos servidores da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O processo ocorre quando o segurado contribuiu para mais de um regime e tem por objetivo o equilíbrio financeiro e atuarial dos entes.
A Funprev, quando na função de regime instituidor, tem o direito aos repasses mensais referentes í compensação. Para isso, deve enviar requerimentos ao INSS através do Sistema de Compensação Previdenciária – Comprev, além da documentação obrigatória.
Até o início de setembro, o ente contava com 55% dos casos em análise, ou seja, dependendo exclusivamente do INSS para aprovação. Já 26% dos requerimentos estavam no processo de compensação (recebidos ou em recebimento). Portanto, da demanda total da Fundação, 81% dos pedidos estão em estágio avançado para conclusão dos repasses. O restante das solicitações é referente aos processos pendentes de documentação e que, consequentemente, necessitam de respostas de órgãos externos.
Em relação ao montante, no acumulado deste ano (janeiro a julho), a Funprev recebeu R$ 6.177.814,10 em repasses do Comprev. Na comparação com o ano anterior, os valores estão próximos do total arrecadado em 2022, quando o repasse referente a compensação foi de R$ 6.529.715,84.
Para mais informações a respeito dos serviços do Comprev basta acessar https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/rpps/sistemas/comprev.
SUSPENSãO NOS REPASSES
Os repasses da compensação previdenciária estão temporariamente suspensos devido a irregularidades no CAUC (Sistema de Informações Sobre Requisitos Fiscais). A Presidência da Funprev já encaminhou ofício ao Executivo para que a situação seja normatizada o mais breve possível.
ARQUIVAMENTO DE REPRESENTAÇãO
Em decisão proferida em agosto, O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), determinou o arquivamento de representação contra a Funprev, referente ao inquérito civil nº 14.0715.0003863/2020-2, instaurado em 2020, referente í compensação previdenciária.
Conselho Fiscal realiza primeira reunião ordinária...
Na quarta-feira (15), o Conselho Fiscal da Fundação...
Funprev divulga resultados de 2024...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Comissão do Pró-Gestão se reúne e traça plano de...
Nesta quinta-feira (9), a Comissão do Pró-gestão se...
Aniversariantes de janeiro devem realizar Censo Cadastral e Previdenciário...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Conselho Curador realiza primeira reunião ordinária...
Nesta segunda-feira (6), o Conselho Curador da Fundação...
Membros dos Conselhos Curador e Fiscal tomam posse para...
Nesta quinta-feira (2), os membros eleitos e indicados...
Última reunião do Conselho Fiscal do biênio 2023/2024...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Conselho Curador do biênio 2023/2024 realiza última reunião do...
Nesta sexta-feira (27), o Conselho Curador da Fundação...
Confira os horários de funcionamento da Funprev no fim...
Em razão das festividades de final de ano,...
Comitê de Investimentos realiza sua última reunião do ano...
Nesta quinta-feira (19), os membros do Comitê de...
Pesquisar Notícia
Notícias Relacionadas
-
Conselho Curador se reúne para análise de processos
- 21/01/2025
-
Conselho Fiscal realiza primeira reunião ordinária
- 20/01/2025
-
Funprev divulga resultados de 2024
- 16/01/2025
-
Conselho Curador realiza primeira reunião ordinária
- 06/01/2025