Funprev esclarece sobre serviço de compensação previdenciária
Nº 975 04/10/2023
Uma das fontes de receita da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev), a Compensação Previdenciária (Comprev) refere-se ao ajuste de contas do tempo de contribuição entre o regime de origem, í quele em que o servidor possui tempo de serviço, e o regime instituidor, responsável pelos benefícios de aposentadoria e pensão.
Prevista na Lei nº 9.796/1999, essa compensação envolve o Regime Geral de Previdência Social, neste caso o INSS, e os Regimes Próprios de Previdência dos servidores da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O processo ocorre quando o segurado contribuiu para mais de um regime e tem por objetivo o equilíbrio financeiro e atuarial dos entes.
A Funprev, quando na função de regime instituidor, tem o direito aos repasses mensais referentes í compensação. Para isso, deve enviar requerimentos ao INSS através do Sistema de Compensação Previdenciária – Comprev, além da documentação obrigatória.
Até o início de setembro, o ente contava com 55% dos casos em análise, ou seja, dependendo exclusivamente do INSS para aprovação. Já 26% dos requerimentos estavam no processo de compensação (recebidos ou em recebimento). Portanto, da demanda total da Fundação, 81% dos pedidos estão em estágio avançado para conclusão dos repasses. O restante das solicitações é referente aos processos pendentes de documentação e que, consequentemente, necessitam de respostas de órgãos externos.
Em relação ao montante, no acumulado deste ano (janeiro a julho), a Funprev recebeu R$ 6.177.814,10 em repasses do Comprev. Na comparação com o ano anterior, os valores estão próximos do total arrecadado em 2022, quando o repasse referente a compensação foi de R$ 6.529.715,84.
Para mais informações a respeito dos serviços do Comprev basta acessar https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/rpps/sistemas/comprev.
SUSPENSãO NOS REPASSES
Os repasses da compensação previdenciária estão temporariamente suspensos devido a irregularidades no CAUC (Sistema de Informações Sobre Requisitos Fiscais). A Presidência da Funprev já encaminhou ofício ao Executivo para que a situação seja normatizada o mais breve possível.
ARQUIVAMENTO DE REPRESENTAÇãO
Em decisão proferida em agosto, O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), determinou o arquivamento de representação contra a Funprev, referente ao inquérito civil nº 14.0715.0003863/2020-2, instaurado em 2020, referente í compensação previdenciária.
Comitê de Investimentos realiza sua última reunião do ano...
Nesta quinta-feira (19), os membros do Comitê de...
Comitê de investimentos se reúne com instituições financeiras para...
Na última quinta-feira (12), os membros do Comitê...
Conselho fiscal analisa processos e aprova balancetes...
Os membros do Conselho Fiscal da Fundação de...
Conselho Curador discute investimentos e meta atuarial...
Na última terça-feira (10), o Conselho Curador da...
Funprev conclui cursos de qualificação para os conselheiros...
Nesta quarta-feira (11), a Fundação de Previdência dos...
Funprev inicia cursos de qualificação para os conselheiros...
Nesta segunda-feira (9), a Fundação de Previdência dos...
Comitê de investimentos se reúne para análise processos...
Nesta quinta-feira (5), os membros do Comitê de...
Funprev realiza cursos de qualificação para novos Conselheiros...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Funprev destaca a importância da acessibilidade no Dia Internacional...
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi...
Aniversariantes de dezembro devem realizar Censo Cadastral e Previdenciário...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...