Funprev orienta servidores sobre crédito consignado
Nº 963 31/08/2023
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) chama a atenção de seus beneficiários para o sistema de crédito consignado. Os servidores que desejam realizar empréstimos consignados devem sempre procurar as instituições financeiras que mantêm convênio com a Funprev, e autorizar via Sistema de Margem Consignável, que o desconto seja feito no benefício previdenciário.
Esta modalidade de empréstimo está prevista na Lei Municipal 6.343/2013, que determina os critérios sobre a consignação em folha de pagamento dos servidores públicos municipais, dos aposentados e pensionistas, dos órgãos da administração direta e indireta.
Os contratos são formalizados perante instituição bancária conveniada e tal instituição tem por obrigação efetuar os lançamentos da formalização dos contratos em Sistema Digital de Consignações. Somente em 2023, mais de 2.500 contratos foram lançados no portal dos consignados.
A Funprev obriga-se a realizar o desconto do valor das parcelas devidamente lançadas pelas instituições financeiras, diretamente na folha de pagamento ou contracheque do servidor, sendo que os repasses são efetuados até o quinto dia útil ao mês subsequente, conforme prazo acordado no convênio com cada instituição.
Importante ressaltar que na impossibilidade de consignação na folha de pagamento, via de regra, a instituição financeira pode liquidar a parcela mediante débito em conta corrente, de acordo com as cláusulas contratuais do empréstimo consignado autorizado pelo servidor.
O servidor ainda pode gerenciar seus empréstimos através do Portal Consignet, acessando http://www.funprevbauru.sp.gov.br/new/consignados. Na plataforma é possível verificar os descontos em folha, consultar a margem disponível e simular empréstimos. Já para conferir a relação de instituições conveniadas í Funprev, basta acessar a área de ‘Segurado’.
ARQUIVAMENTO DE REPRESENTAÇãO
Em julho, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) decidiu pelo arquivamento de uma representação contra a Funprev por desconto em duplicidade das parcelas de empréstimo. Segundo a decisão do MPSP, ficou evidenciado que não houve suspeita de fraude ou ausência de repasse por parte da Funprev, muito menos prejuízo real a qualquer servidor.
Conselho Fiscal aprova boletim financeiro de abril ...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Comitê de Investimentos discute resultados dos indicadores...
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência...
Conselho Curador estuda soluções para o déficit da Funprev...
Nesta quarta-feira (28), o Conselho Curador da Fundação...
Comunicado - Prova de Vida...
A Funprev Bauru informa que o Recadastramento Anual...
Conselho Fiscal aprova balancete de abril...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Funprev Bauru completa 23 anos ...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Comitê de Investimentos monitora rentabilidades...
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência...
Conselho Curador aprova relatórios para prestação de contas...
Nesta terça-feira (13), o Conselho Curador da Fundação...
Comitê de Investimentos discute análise trimestral de rendimentos...
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência...
Aniversariantes de maio devem realizar o Recadastramento Anual Obrigatório...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Pesquisar Notícia
Notícias Relacionadas
-
-
Conselho Fiscal aprova boletim financeiro de abril
- 03/06/2025
-
-
-
- 21/05/2025
-
Conselho Fiscal aprova balancete de abril
- 20/05/2025