Funprev fecha maio com rentabilidade positiva

Nº 933 12/06/2023

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) encerrou maio com rentabilidade positiva em sua carteira de investimentos, com o retorno de R$ 6.022.786,59 no mês. Somado ao 4 meses anteriores, a Fundação já possui o rendimento de 4,85%.

A Funprev iniciou 2023 com um saldo de R$ 442.489.269,76. Durante o 1º trimestre, os indicadores de renda fixa e variável apresentaram oscilação. Apesar do retorno negativo em fevereiro, os meses seguintes foram de crescimento gradual. Com a meta atuarial do ano estipulada em 5%, a Fundação está a 0,15% de alcançá-la.

Quanto a composição da sua carteira de investimentos, a Funprev conseguiu captar os principais momentos de alta da maior parte dos investimentos. Ao todo, a Fundação conta com 24 fundos aplicáveis e 15 gestores. Os indicadores de renda fixa ficaram em 88,15%, enquanto os de variável, 11,85%.

Também em maio, o Comitê de Investimentos, em conjunto com o Núcleo de Investimentos, efetuou diversas propostas de movimentações na carteira da Fundação, acatadas pelo Conselho Curador, com a intenção de protegê-la ao máximo e evitar novos impactos negativos tanto na carteira, quanto no cálculo atuarial do próximo ano. O cenário polí­tico e econômico doméstico de incertezas e as baixas perspectivas de crescimento das principais economias externas, foram alguns dos pontos que fundamentaram tais movimentações.

Seguindo a tendência do ano anterior, a Fundação destinou a maior parte dos seus recursos a fundos mais conservadores. Isso se dá principalmente devido í  instabilidade dos indicadores. A Funprev espera que no segundo semestre os indicadores se mantenham mais estáveis.

677584_20230612.jpeg