Funprev recebe relatórios gerenciais da carteira de investimentos de 2022
Nº 905 22/03/2023
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) recebeu parecer técnico realizado pela empresa Crédito & Mercado, com o ranking das performances da carteira de investimentos comparado a de outros institutos de previdência, entre 2020 e 2022.
Com resultados apurados em janeiro, os números das aplicações financeiras da Fundação apontaram uma rentabilidade de 2,92%, enquanto a meta atuarial para 2022 era de 10,81%. O relatório fundamenta a análise desses números através do cenário nacional e internacional no ano. Entre os de maior impacto, a crise econômica global desencadeada pela pandemia, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e o conturbado ambiente político devido as eleições no país.
Comparando as rentabilidades da Funprev nos anos anteriores, em 2020, a carteira de investimentos terminou o ano com rendimentos positivos na ordem de 4,85%, enquanto a meta atuarial foi de 10,62%. Já os números de 2021 apontaram para retornos de 1,67% contra uma meta atuarial de 15,96%.
O parecer técnico ainda detalha o desempenho dos investimentos da Funprev ao longo do ano de 2022. Outubro foi o mês de maior rentabilidade, com um retorno de 3,10%. Em junho, devido ao comportamento do mercado quanto ao risco fiscal e ao aumento do preço dos alimentos, o IBOVESPA registrou uma queda de 11,50%, o que contribuiu para o retorno negativo de 2,41% í Fundação.
Durante esse período atípico, caracterizado pelo aumento do risco no mercado global, a alta da inflação e da taxa de juros no cenário econômico internacional impactou na carteira da Fundação diante de sua exposição nesse segmento, de aproximadamente 15%.
Ficou evidenciado através do ranking, que os retornos dos investimentos da Funprev nesse período acompanharam os demais regimes de previdência de grande porte, í queles com perfil de investimentos no longo prazo, e aplicações diversificadas em indicadores, inclusive de maior risco.
Para 2023, após recuperação parcial do segmento de renda variável e do mercado externo acumulado nos últimos meses, em janeiro, a Funprev efetuou movimentação significativa com resgates nos segmentos com maiores riscos diante das perspectivas cautelosas e, aproveitando as oportunidades da renda fixa nesse exercício, com possibilidade de retorno acima da meta atuarial e maior liquidez, aumentou as aplicações nesse segmento, com expectativas reais de resultados superiores aos obtidos em 2022, e ainda, proteger a carteira de investimentos da volatilidade.
O resultado parcial da evolução da carteira neste primeiro bimestre de 2023, aponta para uma rentabilidade de 1,91%, que representa aproximadamente 89% da meta atuarial para este exercício.
Conselho Fiscal aprova boletim financeiro de outubro...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Conselho Curador discute suplementação do orçamento 2025...
O Conselho Curador da Fundação de Previdência dos...
Aniversariantes em dezembro devem fazer o Recadastramento Anual Obrigatório...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Funprev realiza Audiência Pública no dia 17/12...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Comitê de Investimentos monitora rentabilidades...
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência...
Conselho Fiscal debate equacionamento financeiro da Fundação...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Conselho Curador debate equacionamento e Política de Investimentos para...
O Conselho Curador da Fundação de Previdência dos...
Comitê monitora rentabilidades e observa cenários para 2026...
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência...
Conselho Fiscal analisa balancete econômico de outubro...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Comitê monitora rentabilidade dos investimentos da Funprev...
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência...
Pesquisar Notícia
Notícias Relacionadas
-
-
Conselho Fiscal aprova boletim financeiro de outubro
- 11/12/2025
-
-
-
Funprev realiza Audiência Pública no dia 17/12
- 08/12/2025
-
Comitê de Investimentos monitora rentabilidades
- 05/12/2025
