Conselho Curador define prioridades para investimentos da Funprev

Nº 891 08/02/2023

Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, 06, o Conselho Curador da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) determinou prioridades para melhorar o rendimento da carteira de investimentos da Fundação, após resultados insatisfatórios nos últimos 3 anos. O encontro ocorreu de forma hí­brida (presencial/virtual) e contou também com a participação dos membros do Conselho Fiscal.

Além da presença de todos os integrantes dos dois Conselhos, no encontro ainda estavam o presidente da Funprev, David José Françoso, o diretor financeiro, Diogo Nunes Pereira, o economista, Luiz Gustavo Macedo e o auditor tributário da prefeitura, Alexandre Fructuoso da Costa.

O resultado da carteira de investimentos voltou a ser pauta das discussões nessa que foi a primeira reunião extraordinária de 2023. Conforme divulgado em janeiro, pelo terceiro ano consecutivo a Funprev não atingiu a meta atuarial determinada pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Entre os principais fatores para esse cenário estão a crise econômica mundial resultante dos impactos da pandemia da COVID-19, os efeitos do conflito entre Rússia e Ucrânia e a instabilidade polí­tica nacional nos últimos anos.

A expectativa dos analistas do mercado financeiro é de que essa instabilidade tanto no exterior, quanto no cenário nacional deva permanecer por tempo indeterminado. Junto a isso, considera-se ainda o fato de as despesas mensais da Fundação serem superiores as receitas, o que no último ano acabou gerando a descapitalização da carteira devido aos resgates dos investimentos para pagar os benefí­cios dos segurados.

Com isso, o Conselho Curador planeja tornar a carteira de investimentos da Funprev mais conservadora e de curto prazo, abrindo mão, momentaneamente, da estratégia de longo prazo, como forma de garantir a preservação do patrimônio da Fundação. Para isso, uma série de movimentações financeiras foram determinadas.

221597_20230208.jpeg805762_20230208.jpeg853086_20230208.jpeg