Comitê de Investimentos discute demandas financeiras em sua 25ª sessão ordinária

Nº 825 29/07/2021

Em mais um encontro semanal, nesta quinta-feira (29), o Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) discutiu as demandas na tomada de decisões acerca das movimentações financeiras da autarquia.

Nesta 25ª sessão ordinária de 2021, a reunião deu-se em formato híbrido - com membros participando presencial e remotamente (por meio da plataforma Zoom Meeting) -, respeitando, assim, as medidas de distanciamento social e todos os outros protocolos sanitários relativos à pandemia de Covid-19.

Além de quatro dos cinco integrantes do Comitê - Márcia Oliveira (presidente), Diogo Pereira (secretário), Gilson Campos e Alexandre Costa -, o encontro contou com a presença de Donizete dos Santos (presidente da Funprev), David Françoso (presidente do Conselho Curador), Luiz Macedo (economista) e José dos Santos (membro do Conselho Curador).

Como de costume, o Comitê iniciou as discussões consultando as rentabilidades parciais dos principais indicadores de rendas fixa e variável até o fechamento mais recente (no caso, 28 de julho), a partir das informações obtidas pela plataforma Consultoria Crédito & Mercado.

Verificou-se performance negativa nos indicadores atrelados ao IDKA e aos pré-fixados com duração de médio a longo prazo; os demais ligados à renda fixa apresentaram resultado positivo. A rentabilidade também apresenta-se negativa no principal indicador de renda variável, o Ibovespa. Enquanto isso, a tendência é positiva no S&P 500 (que se trata de um investimento no exterior).

O Comitê recebeu os autos sobre a carteira sugerida de julho pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, bem como o parecer elaborado pelo Núcleo de Investimentos, e decidiu encaminhar o processo digitalizado por e-mail para o conhecimento e a apreciação de todos os membros. Assim, os fundos apresentados ficam sob monitoramento da Funprev para análises em momento oportuno.

Sobre os relatórios mensais dos investimentos, que formam os Boletins Financeiros 2021, o órgão ouviu o parecer elaborado pelo Núcleo de Investimentos sobre o mês de junho e verificou-se a aderência dos investimentos à Resolução CMN 3922/2010.

Cientes da dificuldade em se alcançar a meta atuarial no primeiro semestre, devido ao aumento na inflação que a compõe, encaminhou-se o processo aos Conselhos Curador e Fiscal para a aprovação do relatório de investimentos de junho/2021 nos termos do Manual de Pró-Gestão.

Já no que se refere ao Fundo de Investimento em Participações (FIP) Caixa Incorporação Imobiliária, o Comitê aguarda as respostas da Caixa Econômica Federal e da consultoria Crédito & Mercado nos encaminhamentos da Presidência da Fundação. A reunião com as partes está agendada para acontecer no dia 05 de agosto (quinta-feira).

Os estudos referentes à aquisição de títulos públicos federais também foram tratados na reunião. Analisados pelo Núcleo de Investimentos e encaminhados pela Presidência com o objetivo de verificar a possibilidade de contribuir com o termo, o Comitê decidiu encaminhar o processo digitalizado aos membros para sua análise individual. Posteriormente, caso haja necessidade, o órgão agendará reunião para tratar do assunto.

Por fim, sobre o Relatório de Investimentos do 1º trimestre de 2021, o Comitê recebeu os autos e verificou o relatório da empresa de consultoria Crédito & Mercado. Observou-se algumas inconsistências no relatório e, diante disso, foi sugerida a verificação do relatório de fechamento do mês de julho.

A medida pede a avaliação dos critérios de rentabilidades dos fundos que compõem a carteira da Fundação em comparação com os seus respectivos indicadores de referência.

Acabadas as pautas, foi aberta a palavra aos presentes, o economista Luiz Macedo aproveitando a deixa para informar que o processo de avaliação do 2º trimestre está pronto e, em breve, será encaminhado.

Sem mais a tratar, os membros foram convocados para a próxima reunião do Comitê de Investimentos, a primeira do mês de agosto, no dia 05 (quinta-feira).

687011_20210729.jpg