Comitê de Investimentos da Funprev tem reunião semanal

Nº 788 19/03/2021

A reunião semanal do Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) ocorreu nesta quinta-feira, 18/03/21. Foi a 9ª sessão ordinária do ano.

Seguindo os protocolos sanitários em relação à pandemia da COVID-19, a reunião foi híbrida (presencial e virtual) com a participação dos membros do Comitê de Investimentos Diogo Nunes Pereira, Márcia A. dos R. de Oliveira (Presidente), Gilson Gimenes Campos, Antônio Carlos B. Martinez e Alexandre F. da Costa, além do presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, Luiz Gustavo P Macedo (economista da Fundação), José Aparecido dos Santos (Cons Curador), José Ricardo Ortolani (Cons. Curador) e David José Françoso (Presidente do Conselho Curador).

Durante a sessão foram abordados os seguintes assuntos:

- Ofício 043/2021 – Vários documentos. O Comitê recebeu os documentos anexos ao ofício e, em relação ao documento nº 02, referente a consulta formal do fundo Vinci Mosaico FIA, já foi analisado pelo Comitê na reunião anterior. Já em relação ao documento nº 01 (carteira sugerida pela Caixa Econômica Federal), o Comitê tomou ciência da manifestação do Núcleo de Investimentos de que a carteira sugerida está na mesma direção da atual estratégia da Funprev. Já quanto aos documentos nº 03 a 08, o Comitê tomou ciência de que as demonstrações de desempenho dos fundos já estão disponíveis nos sites das suas administradoras. E por fim, em relação ao fundo Vinci Mosaico FIA, o Comitê tomou ciência de que foi reaberto para captação de recursos desde o dia 01 de março de 2021 até captar R$ 500 milhões, momento em que será fechado novamente, conforme informação trazida pelo Núcleo de Investimentos. O Comitê sugeriu remessa aos Conselhos Curador e Fiscal para ciência e posterior encaminhamento ao setor de origem para arquivamento.

- Processo 326/2021 – Amortização dos cupons de juros semestrais. O Comitê recebeu os autos e tomou conhecimento da manifestação da Divisão Financeira de que as movimentações autorizadas pelo Conselho Curador na Ata de Reunião Conjunta nº 01/2021 (Ata Extraordinária nº 01/2021 C.C.), foram concluídas. O Comitê sugeriu remessa aos Conselhos Curador e Fiscal para conhecimento.

- Plano de ação anual do Comitê. O Comitê tomou ciência do documento apresentado pelo secretário referente ao processo (fluxograma) de elaboração e aprovação da Política Anual de Investimentos da Funprev e sugeriu a solicitação de análise e colaboração da servidora da prefeitura, Andressa Binato de Castro Martins, que faz parte dos grupos de trabalhos referentes aos BPMs, para posterior aprovação.

- Processo 184/2021 – Boletins Financeiros 2021. O Comitê recebeu os autos e tomou conhecimento do relatório de investimentos do mês de fevereiro/2021. O Comitê verificou a aderência das aplicações em relação à Política de Investimentos, no entanto observou que o enquadramento referente aos fundos multimercados teve um ligeiro aumento, acima da estratégia alvo definida na Política de Investimentos, devido às variações ocorridas nos demais segmentos que compõem a carteira da Fundação. Por tratar-se de uma variação passiva, neste momento não são recomendadas alterações na carteira nem na Política de Investimentos, considerando que a Resolução 3922/2010 estabelece prazo de seis meses para monitoramento destas variações. O Comitê encaminhou o processo ao Conselho Fiscal para aprovação do relatório do mês de fevereiro de 2021 nos termos do manual do Pró-Gestão RPPS.

- Processo 683/2021 – Convocação de assembleia geral de cotistas do fundo Sulamérica Equities FIA. O Comitê recebeu os autos e tomou conhecimento da manifestação do Núcleo de Investimentos referente a assembleia objeto da convocação. Tomou ciência da decisão da Presidência da Funprev e sugeriu remessa aos Conselho Curador e Fiscal para conhecimento.

- Processo 164/2021 – Análise dos fundos referentes ao 4º trimestre 2020. O Comitê recebeu os autos e solicitou a atualização da planilha apresentada nas reuniões anteriores para subsidiar a análise. O Comitê definiu também o monitoramento dos fundos objeto de análise de forma quinzenal.

- O Comitê consultou as rentabilidades dos principais indicadores de renda fixa e renda variável até o fechamento do dia 17/03, verificando performance positiva nos indicadores de renda fixa com exceção dos pré-fixados além de performance positiva no principal indicador de renda variável, o IBOVESPA e do indicador S&P 500, voltado ao segmento de mercado externo

Encerrada a pauta, foi aberta a palavra aos presentes, sendo solicitada pelo economista Luiz Gustavo que explanou sobre o aumento da taxa Selic em 17/03/2021 pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil e seus eventuais reflexos negativos nas carteiras dos fundos de investimentos. Comunicou, ainda, a formalização de análise para a próxima reunião referente à Política de Investimentos, no tocante aos enquadramentos dos artigos e seus limites.

354896_20210319.jpg