Reunião semanal do Comitê de Investimentos da Funprev

Nº 784 05/03/2021

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) esteve reunido nesta quinta-feira, 04/03, em sua 7ª sessão ordinária do ano.

Seguindo os protocolos sanitários em relação à pandemia da COVID-19, a reunião foi híbrida (presencial e virtual) com a participação dos membros do Comitê de Investimentos Diogo Nunes Pereira, Márcia A. dos R. de Oliveira (Presidente), Gilson Gimenes Campos, Antônio Carlos B. Martinez e Alexandre F. da Costa, além do presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, Luiz Gustavo P Macedo (economista da Fundação), José Aparecido dos Santos (Cons Curador) e José Ricardo Ortolani (Cons. Curador).

Durante a sessão foram abordados os seguintes assuntos:

- Ofício Convocação de assembleia de cotistas do fundo Itaú Alocação Dinâmica FIC RF e Carteira do Instituto Botuprev de dez/2020. O Comitê recebeu o documento, tomou conhecimento da pauta em relação ao fundo do Itaú. Em relação à carteira do RPPS de Botucatu, foi dada a palavra ao economista Luiz Gustavo para que fizesse suas considerações. O Comitê sugeriu encaminhamento aos Conselhos Curador e Fiscal para conhecimento.

- Processo Relatório de Investimentos referente ao 4º trimestre de 2020. O Comitê recebeu os autos e retomou as discussões acerca do processo. O secretário do Comitê expôs sua análise em relação ao tema. Após ampla discussão e participação de todos os presentes, e considerando o parecer do Núcleo de Investimentos, o Comitê acompanhou parcialmente o parecer mencionado, notadamente quanto ao valor recomendado e sugeriu ao Conselho Curador o resgate parcial no valor de R$ 4 milhões do fundo de investimento Bradesco FIA Selection e aplicação deste montante no fundo de investimento BTG Pactual Absoluto FIQ FIA, considerando as análises das performances dos fundos.

- O Comitê consultou as rentabilidades dos principais indicadores de renda fixa e renda variável até o fechamento do dia 03/03, verificando performance negativa na maioria dos indicadores de renda fixa, em especial aos de longo prazo e pré-fixados, e performance positiva no principal indicador de renda variável, o IBOVESPA, além do segmento de mercado externo.

Encerrada a pauta, foi aberta a palavra aos presentes. A Presidente do Comitê solicitou constar em ata a justificativa da não realização da reunião na semana passada diante da impossibilidade de participação de alguns membros, registrando a participação nas reuniões virtuais agendadas com as Instituições Financeiras.

O economista Luiz Gustavo solicitou a palavra e atualizou as informações a respeito dos acontecimentos políticos e econômicos na segunda quinzena do mês de fevereiro e seus impactos negativos na carteira da Funprev, principalmente referente aos fatos relacionados à Petrobras e ao Federal Reserve. Apresentou também um resumo sobre a videoconferência com a gestora do Banco do Brasil, realizada no dia 03/03/2021.

486818_20210305.jpg