Comitê de Investimentos e Conselho Curador da Funprev realizam reunião conjunta

Nº 778 12/02/2021

Foi realizada nesta quinta-feira, 11/02, a primeira reunião conjunta com a participação de membros do Comitê de Investimentos e do Conselho Curador da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru).

Seguindo os protocolos sanitários em relação à pandemia da COVID-19, a reunião foi híbrida (presencial e virtual) com a participação dos membros do Comitê de Investimentos Diogo Nunes Pereira, Márcia A. dos R. de Oliveira (Presidente), Antônio Carlos B. Martinez e Alexandre F. da Costa, e do Conselho Curador os membros David José Françoso (presidente), Ana Lígia Correa da Conceição; José Aparecido dos Santos; Sérgio Ricardo Correa Alberto, Gabriella Lucarelli Rocha, e José Ricardo Ortolani, Rubens R. R. de Souza (membro do Conselho Fiscal), além do presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, Luiz Gustavo P. Macedo (economista da Fundação), Luiz Niquerito (servidor aposentado), Neusa Valdo (membro suplente do Conselho Curador), e Lauro Caputo (servidor aposentado). Foi justificada a ausência do membro do Comitê, Gilson Gimenes Campos.

Em relação ao processo referente aos vencimentos de cupons semestrais, o Comitê retomou as discussões da semana anterior, tomou ciência das análises da empresa de consultoria em relação aos fundos propostos e, considerando as sugestões efetuadas pelo Núcleo de Investimentos, as análises efetuadas pela empresa de consultoria em investimentos e o cenário econômico atual, o Comitê sugeriu ao Conselho Curador a aplicação dos recursos a serem creditados no Banco do Brasil no fundo BB Global Select Investimentos no Exterior e quanto aos créditos a serem efetuados na Caixa Econômica Federal, referentes aos fundos da Caixa e do BTG Pactual, o Comitê sugeriu aplicação no fundo Santander Equities Investimentos no Exterior. Após as considerações do Comitê, o Conselho Curador acompanhou as sugestões e deliberou pela aprovação das propostas.

Em seguida, o Comitê deu prosseguimento à pauta do dia:

- Ofício Presidência/Funprev – Apresentação do novo fundo do Banco BTG Pactual. O Comitê registrou a apresentação feita pelos representantes do banco, ao início da reunião, por meio do aplicativo Microsoft Teams. O Comitê acompanhou a manifestação do Núcleo pelo arquivamento do processo tendo em vista que a atual Política de Investimentos da Fundação não contempla aplicações no segmento de participações.

- Processo - Repasses mensais da COMPREV. O Comitê recebeu os autos e tomou conhecimento do valor de R$ 537.888,26, creditado no dia 08/02/2021, a título de COMPREV, referente aos meses de dezembro/2020 e janeiro/2021, sendo o montante aplicado em conta e fundo específicos para créditos desta natureza.

- Processo – Relatório de Investimentos referente ao 4º trimestre de 2020, o Comitê recebeu os autos, tomou conhecimento da manifestação da gestora Sulamérica e encaminhou ao Núcleo para providências solicitadas pela Presidência da Funprev.

- O Comitê recebeu documentação encaminhada pelo Núcleo de Investimentos por meio da Presidência da Funprev, referente às carteiras sugeridas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e ainda a informação do lançamento de um novo fundo pelo Banco BNP Paribas com prazo de captação até o dia 18/02/2021. Diante da data do fechamento do fundo e da inviabilidade de análise minuciosa num período de tempo tão curto, o Comitê sugeriu o arquivamento da documentação junto ao setor de origem.

- Processo – Relatórios mensais dos investimentos 2021. O Comitê recebeu os autos e tomou ciência do relatório de investimentos do mês de janeiro/2021. O Comitê manifestou a aderência das aplicações em relação à Política de Investimentos, no entanto recomendou a verificação de realocação de eventual montante acima do estabelecido pela Política de Investimentos em relação às Instituições Financeiras e acompanhamento junto à empresa de consultoria de investimentos, notadamente quanto aos dados financeiros divulgados na plataforma da contratada. O Comitê encaminhou o processo ao Conselho Fiscal para aprovação do relatório do mês de janeiro de 2021 nos termos do manual do Pró-Gestão RPPS.

- Finalizando, o economista Luiz Gustavo explanou sobre os resultados da carteira em 2021.

480064_20210212.jpg