Comitê de Investimentos da Funprev mantém reuniões semanais

Nº 769 15/01/2021

Em sua primeira sessão ordinária do ano, o Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais e Efetivos de Bauru) esteve reunido nesta quinta-feira, 14/01.

Participaram da reunião os membros Gilson Gimenes Campos, Diogo Nunes Pereira, Márcia A. dos R. de Oliveira e Antônio Carlos B. Martinez. A sessão também contou com a participação do presidente da Funprev, Donizete do C. dos Santos, Luiz Gustavo P. Macedo (economista da Fundação), David José Françoso (presidente do Conselho Curador), José Aparecido dos Santos (membro do Conselho Curador), Sérgio R. Correa Alberto (membro do Conselho Curador), Luiz Niquerito (servidor aposentado).

O Comitê registrou a realização da sessão de forma presencial e virtual, simultaneamente, seguindo os protocolos sanitários em relação à pandemia da Covid-19. A participação virtual ocorreu por meio da plataforma Zoom Meeting.

O Presidente da Funprev deu início à reunião, agradecendo a participação dos presentes e justificando que a Portaria de composição do Comitê ainda não foi publicada. Ato contínuo, a palavra foi passada ao membro Diogo Nunes Pereira para condução da reunião.

Estiveram em pauta os seguintes processos:

– Convocação de assembleia geral de cotistas do fundo de investimento BNP Paribas Action FIC FIA. O Comitê recebeu os autos, foi feita a leitura da carta de convocação e o parecer do Núcleo de Gerenciamento de Investimentos pela não participação na referida assembleia, tendo em vista a pauta a ser deliberada. O Comitê acompanhou a manifestação do Núcleo e encaminhou à Presidência da Funprev para ciência e posterior arquivo no setor de origem.

– Credenciamento das Instituições Financeiras 2020. O Comitê recebeu os autos, tomou ciência do encaminhamento pelo Núcleo de Investimentos e pela Presidência da Funprev e solicitou que os arquivos sejam encaminhados por e-mail aos membros, para discussão na próxima reunião.

– Envio de vários relatórios e documentos. O Comitê recebeu o ofício, tomou ciência do encaminhamento pelo Núcleo de Investimentos e pela Presidência da Funprev e solicitou que os arquivos sejam encaminhados por e-mail aos membros, para discussão na próxima reunião.

– Política de Investimentos para 2021. O Comitê recebeu os autos, tomou ciência do encaminhamento pelo Núcleo de Investimentos e pela Presidência da Funprev e considerando que os membros participaram do processo de elaboração da referida Política de Investimentos e, diante disso, já têm ciência do seu conteúdo, que inclusive encontra-se publicado no site da Fundação, solicitou o encaminhamento aos Conselho Curador e Fiscal para conhecimento.

– Cadastro dos gestores junto ao Ministério da Economia. O Comitê recebeu os autos e tomou ciência do encaminhamento pelo Núcleo de Investimentos e pela Presidência da Funprev. O secretário ad hoc informou que já possui os dados dos membros do Comitê planilhados e encaminhará ao setor requisitante após a publicação da Portaria de composição do Comitê. Informou, ainda ,que conforme solicitado pelo Núcleo de Investimentos as cópias das atas do Comitê, em formato editável, já estão sendo armazenadas na pasta de acesso comum aos servidores da Funprev, além das publicações no site da Fundação. Sendo assim, sugeriu o encaminhamento dos autos aos Conselhos Curador e Fiscal para conhecimento e providências.

– Adequação dos limites aplicados em atendimento à Política de Investimentos. O Comitê recebeu os autos, tomou ciência do parecer da Procuradoria Geral e encaminhou para ciência do Núcleo de Investimentos e dos Conselhos Curador e Fiscal. Ficou estabelecido que as demais análises de movimentações serão efetuadas junto ao processo que trata da estratégia de investimentos para 2021 entre Núcleo de Investimentos e Comitê de Investimentos de forma conjunta.

Encerrada a pauta, foi aberta a oportunidade para os presentes se manifestarem. O economista Luiz Gustavo abordou os resultados consolidados da carteira de investimentos em 2020 e das expectativas para o exercício 2021, além da explanação sobre o atual cenário econômico.

Em prosseguimento, o Presidente da Funprev solicitou a definição do calendário anual das reuniões tanto do Comitê de Investimentos quanto aos Conselhos Curador e Fiscal, visando atendimento ao Manual do Pró Gestão RPPS.

Embora seu regimento interno estabeleça reuniões ordinárias quinzenais, o Comitê definiu manter as reuniões semanais às quintas-feiras, com início sempre às 09h, com exceção das reuniões já agendadas pelo Conselho Curador na reunião do dia 13/01/2021, conforme Ata nº 01/2021. Sendo assim, ficam definidas as seguintes datas para as reuniões do Comitê de Investimentos no ano de 2021:

Janeiro: dias 21 e 28

Fevereiro: dias 04, 11, 18 e 25