Funprev recebe troféus e placas dos prêmios nacionais conquistados em outubro

Nº 759 18/12/2020

A Funprev recebeu nesta semana os troféus e placas relativos aos dois prêmios conquistados no mês de outubro deste ano como destaque nacional em gestão previdenciária.

O primeiro foi relativo ao 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, edição 2020, instituído pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM, e o outro, a 3ª colocação no 11º Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, considerado o “Oscar da Previdência”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios.

A premiação da Abipem foi entregue ao presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, e ao contador da Fundação, Andrei Quággio dos Santos, pelo consultor da Magna Investimentos, Luiz Fernando Fregolent, que participou do evento, no início do mês, em Fortaleza /CE, e trouxe a premiação para Bauru. Já a premiação da Aneprem foi encaminhada via Correios, através da presidente do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba, Sirleide da Silva, que recebeu a premiação no evento, na Barra da Tijuca/RJ, em nome da Funprev.

Nesta sexta-feira, 18/12, o presidente da Funprev reuniu os servidores para agradecer e mostrar a premiação da Fundação.

ABIPEM

São premiados os institutos que estão com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em vigor, exigência para que os municípios e estados possam receber verbas do Governo Federal. O objetivo da premiação é fomentar, identificar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária. São seis categorias de premiação, de acordo com a quantidade de servidores ativos segurados pela instituição: I – Categoria 1: Acima de 30.001. II – Categoria 2: De 30.000 a 10.001. III – Categoria 3: De 10.000 a 6.001. IV – Categoria 4: De 6.000 a 2.001. V – Categoria 5: De 2.000 a 501. VI – Categoria 6: Até 500.

Para concorrer, o instituto deve atender uma série de 95 critérios que somam pontuação. Os critérios se subdividem e avaliam cinco categorias em dois grupos de gestão previdenciária, nos seguintes critérios: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial; e Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários. A Funprev concorreu no Grupo 2 - Categoria 3 (de 6 a 10 mil beneficiários) e ficou em 2º lugar tendo como 1º lugar o Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos.

ANEPREM

O prêmio é concedido apenas aos gestores previdenciários e prefeitos que praticaram gestão sustentável e transparente no último ano. O objetivo é premiar e estimular as boas práticas de gestão das unidades de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que visam melhorar a imagem das instituições, assim como aprimorar a gestão como um todo, baseadas na ética, transparência e responsabilidade corporativa e social.

A Funprev/Bauru ficou com a 3ª colocação na categoria grande porte (com mais de 5 mil segurados), na sequência de São José do Rio Preto/SP (1º lugar) e Nova Iguaçu/RJ (2º lugar). Bauru melhorou sua posição em relação a 2019 (4º lugar) e neste ano ficou à frente de Maringá/PR, Juazeiro do Norte/CE, Indaiatuba/SP, Guarujá/SP, Estado do Amazonas, Estado de Alagoas, Camaçari/BA, Ribeirão Preto/SP, Angra dos Reis/RJ e Estado do Mato Grosso.

Para o presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, o reconhecimento é consequência do trabalho sério e comprometido dos servidores e conselheiros da Fundação, que não medem esforços para que o instituto preserve o equilíbrio atuarial e financeiro, diante da responsabilidade de garantir o futuro dos seus segurados. E mesmo com toda a oscilação do mercado financeiro, primeiro pela expectativa da reforma da previdência e neste ano pela pandemia da Covid-19, a Funprev não só se manteve em destaque nacional, como melhorou suas posições em ambos os prêmios. “O resultado é fruto do trabalho sério, transparente e focado que vem sendo realizado pelos servidores que compõem o quadro da Fundação e os que integram os Conselhos Fiscal e Curador da Fundação”, ressalta o presidente.

Este é o quarto ano consecutivo que a Funprev se destaca entre os melhores do país e se posiciona como referência em gestão previdenciária no Brasil. Em 2017 foi vencedora da 8ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária e em 2018 ficou com a 2ª colocação na 9ª edição desse mesmo prêmio, organizado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), com a finalidade de premiar e estimular as boas práticas de gestão das unidades de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que visam aprimorar a gestão como um todo, com base na ética, transparência e responsabilidade corporativa e social. Em 2019, a Funprev foi o 3º melhor instituto do país no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, da Abipem.

186258_20201218.jpg