Funprev entre os dois melhores institutos do Brasil em responsabilidade previdenciária

Nº 735 14/10/2020

O trabalho executado pela Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) garantiu mais uma vez prêmio de destaque nacional, neste ano entre os dois melhores institutos no Brasil em gestão previdenciária. Trata-se do Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, edição 2020, instituído pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM. Em 2019, a Funprev ficou entre os três melhores institutos do país.

O Prêmio é dirigido às instituições associadas à Abipem que estão com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em vigor. O CRP é exigência para que os municípios e estados possam receber verbas do Governo Federal.

O objetivo da premiação é fomentar, identificar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária. São seis categorias de premiação, de acordo com a quantidade de servidores ativos segurados pela instituição: I – Categoria 1: Acima de 30.001. II – Categoria 2: De 30.000 a 10.001. III – Categoria 3: De 10.000 a 6.001. IV – Categoria 4: De 6.000 a 2.001. V – Categoria 5: De 2.000 a 501. VI – Categoria 6: Até 500.

Para concorrer, o instituto deve atender uma série de 95 critérios que somam pontuação. Os critérios se subdividem e avaliam cinco categorias em dois grupos de gestão previdenciária, nos seguintes critérios: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial; e Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários. A Funprev concorreu no Grupo 2 - Categoria 3 (de 6 a 10 mil beneficiários) e ficou em 2º lugar tendo como 1º lugar o Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos.

Para o presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, o reconhecimento é consequência do trabalho sério e comprometido dos servidores e conselheiros da Fundação, que não medem esforços para que o instituto preserve o equilíbrio atuarial e financeiro, diante da responsabilidade de garantir o futuro dos seus segurados.

A documentação comprobatória foi analisada por uma comissão julgadora. Foram premiadas até 3 instituições por categoria para as quais serão conferidos além do Prêmio Destaque Brasil de Gestão Previdenciária, Placa ao Dirigente do Executivo e Placa ao Dirigente do RPPS. A premiação ocorrerá no 53º Congresso Nacional da Abipem e 8º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS, de 02 a 04 de dezembro, em Fortaleza/CE.

Este é o quarto ano consecutivo que a Funprev se destaca entre os melhores do país e se posiciona como referência em gestão previdenciária no Brasil. Em 2017 foi vencedora da 8ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária e em 2018 ficou com a 2ª colocação na 9ª edição desse mesmo prêmio, organizado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), com a finalidade de premiar e estimular as boas práticas de gestão das unidades de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que visam aprimorar a gestão como um todo, com base na ética, transparência e responsabilidade corporativa e social. Em 2019, a Funprev foi o 3º melhor instituto do país no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, da Abipem.