Carteira da Funprev tem marca histórica em julho e recupera desvalorização de março

Nº 716 10/08/2020

O resultado da carteira de investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) superou as expectativas e atingiu uma marca histórica no mês de julho. Os rendimentos ultrapassaram R$ 19 milhões, 3,39% ante uma meta atuarial de 0,88% para o mês. Embora os três meses anteriores também tenham sido de rentabilidade positiva, julho foi além do esperado, apesar da pandemia.

O presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, explica que “2019 foi o recorde de rendimentos positivos da história da Funprev chegando a R$ 83 milhões no ano, com uma média mensal de cerca de R$ 7 milhões. A considerar os números do mês de julho/2020, trata-se de um recorde de rentabilidade mensal até o momento chegando aos R$ 19,2 milhões no mês passado”, comemora o gestor da Funprev.

No ano, o resultado negativo de março devido à volatilidade do mercado por conta da pandemia (-R$ 51.954.190,12) foi revertido para positividade com retorno acumulado de 1,13% no período de janeiro a julho (+R$ 5.735.901,07).  A atual carteira de investimentos da Funprev é de R$ 581.950.094,04.

O resultado é fruto de uma melhora nos indicadores do mercado financeiro e importante do ponto de vista da recuperação após a expressiva desvalorização dos preços dos ativos ocorrida no mês de março, provocada pela crise do coronavírus.

A Funprev permanece monitorando o mercado em busca de alternativas viáveis que atendam aos preceitos de retorno, segurança e liquidez. Assim, trabalha em novas estratégias visando adequação da carteira para este segundo semestre.

A Fundação conta com um Núcleo de Investimentos com dedicação integral de um economista na análise dos investimentos. O Comitê de Investimentos, formado por cinco servidores efetivos, sendo três com certificação específica para trabalhar no mercado financeiro, se reúne ordinariamente todas as quintas-feiras. A Presidência acompanha todas as ações relacionadas aos investimentos e possui certificação válida. Todas as decisões são deliberadas pelo Conselho Curador e acompanhadas pelo Conselho Fiscal do órgão.

Para a equipe, mantém-se a expectativa pela continuidade do cenário favorável e de encerrar o ano o mais próximo possível da meta atuarial, objetivo que parecia distante na opinião dos gestores dos RPPS de todo Brasil que estão na mesma situação da Funprev.