Comitê de Investimentos e Conselho Curador da Funprev têm reunião conjunta

Nº 704 14/07/2020

O Comitê de Investimentos e o Conselho Curador da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizaram reunião extra conjunta nesta segunda-feira, 13/07. Foi a reunião extraordinária do Comitê de Investimentos neste ano e aconteceu pelo sistema de videoconferência devido à necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do Covid-19.

A reunião contou com a participação de David José Françoso (presidente do Comitê), Diogo Nunes Pereira, Donizete do C. dos Santos, Márcia A. dos R. de Oliveira, Antônio Carlos B. Martinez, além de Gilson Gimenes Campos, presidente da Funprev, e do economista Luiz Gustavo P. Macedo. O Conselho Curador esteve representado pelos membros, Luiz Antônio da Silva Pires (presidente), Dalete Demarchi, José Ricardo Ortolani, Marta de Castro Alves Correa, Sérgio Ricardo Correa Alberto e Ari Acosta. Do Conselho Fiscal participaram José Aparecido dos Santos (presidente) e Soraya de Goes.

A pauta da reunião foi o processo que trata da estratégia de investimentos para o 2º semestre. Conforme divulgado na semana passada, a Funprev permanece monitorando o mercado em busca de alternativas viáveis que atendam aos preceitos de retorno, segurança e liquidez. Com isso, apesar do resultado ainda ser negativo no ano (2,19% ante 2,92% da meta atuarial no mesmo período), nos últimos três meses (abril, maio e junho) a carteira de investimentos da Funprev registrou rentabilidade positiva. O saldo atual da carteira é de R$ 566.779.910,66. O valor que estava negativo em março, R$ 51.954.190,12, com a melhora dos indicadores, recuou para R$ 13.503.591,40.

Na reunião, o Comitê deu prosseguimento às discussões acerca do processo. O secretário fez um resumo do que já foi discutido, em seguida, o presidente da Funprev explanou suas considerações sobre as sugestões que tinham sido apresentadas. Em prosseguimento, o Comitê iniciou as recomendações ao Conselho Curador daquilo que foi entendimento comum em relação ao parecer do Núcleo de Investimentos. Foram sugeridas movimentações financeiras com migrações, resgates e transferências. Com relação à alteração dos limites da Política de Investimentos diante destas movimentações, foi informado o novo limite para aplicação no exterior, 5,0% e que a origem da redução se dê da renda fixa DI.

Das sugestões apresentadas pelo Núcleo de Investimentos apenas uma não foi recomendada pelo Comitê de Investimentos e o processo foi encaminhado à presidência para ciência e envio novamente ao Núcleo de Investimentos que, desejando, pode apresentar nova sugestão. E uma outra sugestão de movimentação de um dos fundos ficou para decisão na próxima reunião ordinária, conforme solicitação do secretário do Comitê, a ser realizada em 16/07/2020, a fim de verificação de informações e análise de sugestão. O Comitê alertou que os novos fundos devem ser objeto de credenciamento antes da aplicação inicial.

744199_20200714.png