Funprev garante resultados positivos nas aplicações financeiras pelo segundo mês

Nº 695 24/06/2020

Em meio à crise mundial por conta da pandemia do novo coronavírus, a Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) informa que o resultado oficial das aplicações financeiras referentes ao mês de maio de 2020 foi positivo diante da atual conjuntura econômica.

Pelo segundo mês consecutivo, a Funprev obteve rendimentos positivos em sua carteira de investimentos, fruto de uma melhora nos principais índices financeiros. Da mesma forma que os demais Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de todo o país, o resultado no ano ainda é negativo, principalmente pelos impactos provocados no mês de março, mas a recuperação nos meses de abril e maio foi significativa, nesse momento de crise econômica provocada pela Covid-19.

As aplicações da Funprev tiveram rendimentos de 2,28% em maio ante uma meta atuarial de 0,09% no mesmo período. No acumulado do ano, o retorno é de 4,31% negativo contra 2,14% da meta atuarial. O caos no mês de março fez a rentabilidade despencar quase 8%. A expectativa agora é de que os números continuem a melhorar e a Fundação diminua a desvalorização da carteira no fechamento do primeiro semestre. Até a primeira quinzena de junho, os indicadores tinham uma valorização importante. O saldo da carteira de investimentos da Funprev com base no fechamento de maio foi de mais de R$ 561 milhões, distribuídos nos segmentos de renda fixa com 77% e renda variável com 23%.

Em relação à agenda de reuniões, os dirigentes da Fundação tem intensificado os encontros, pelo sistema virtual, em razão das regras de distanciamento. A Funprev está preparando também uma nova estratégia de investimentos para o segundo semestre visando aproveitar o bom momento do mercado.

Em termos de atingimento da meta atuarial, a Fundação esclarece que o desafio que já era grande no início do ano se tornou ainda maior com a crise da pandemia, mas que estão sendo feitos constantes esforços por parte dos gestores para se alcançar os objetivos. Em números, os fundamentos econômicos locais são fracos com previsão de recessão econômica com PIB negativo, aumento na taxa de desemprego, queda na renda, na produção e no consumo. Até agora, na visão dos analistas do mercado financeiro, o que tem impulsionado o mercado doméstico são fundamentos no exterior e uma melhora no ambiente político.

Em questão de estratégia de investimentos, a Funprev se manteve na linha de raciocínio dos demais RPPS do Brasil, aumentando gradativamente a exposição em renda variável para obter uma rentabilidade melhor, tendo em vista que a queda da taxa SELIC para o menor patamar da história fez com que os retornos na renda fixa ficassem muito baixos a ponto de não atingir a meta atuarial, porém a crise do coronavírus acertou em cheio as principais economias do planeta e provocou impactos nas bolsas de todo o mundo.

Para o próximo semestre, a intenção é reduzir risco e aumentar exposição em segmentos que responderam positivamente diante da crise.