Comitê de Investimentos da Funprev tem reunião com instituição financeira

Nº 694 22/06/2020

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) esteve reunido, na quinta-feira, 18/05, com representantes da gestora financeira Vinci Partners, pelo sistema de videoconferência, tendo em vista a necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do Covid-19.

A reunião contou com a participação de David José Françoso (presidente do Comitê), Diogo Nunes Pereira, Donizete do C. dos Santos, Márcia A. dos R. de Oliveira, Antônio Carlos B. Martinez, além de José Ricardo Ortolani (presidente da Funprev em exercício), José Aparecido dos Santos (presidente do Conselho Fiscal) e Luiz Gustavo P. Macedo (economista da Funprev). Representaram a gestora, Marcelo Frattini Villas Bôas (gerente comercial) e Fernando Lovisotto (superintendente de gestão).

Após a reunião com a gestora, foi realizada a 21ª sessão ordinária do ano. Iniciada a reunião foram discutidos os assuntos tratados na videoconferência com a gestora Vinci Partners, quando foram abordadas estratégias de investimentos diante do atual cenário. Na sequência foram colocados os processos em pauta.

Sobre a estratégia de investimentos, o Comitê recebeu o processo que trata do assunto e tomou ciência das informações preliminares encaminhadas pelo Núcleo de Investimentos. Após ampla discussão entre os participantes, o Comitê entendeu que a deliberação pelo Conselho Curador sobre as eventuais movimentações deva ocorrer no máximo até a penúltima semana do mês de julho, devendo ser realizadas reuniões conjuntas nesse período de análise. Num primeiro momento, tanto na visão do Núcleo de Investimentos quanto do Comitê é pela redução paulatina do risco de mercado, notadamente em relação aos títulos públicos federais mais longos, mantendo-se uma porcentagem adequada nesse subsegmento para garantir eventuais valorizações e minimizar possíveis impactos negativos com posterior migração para fundos mais conservadores, visando garantir os recursos necessários para os pagamentos de despesas. Também foi aventado um aumento gradual na exposição do segmento de aplicação no exterior nos termos da Resolução 3922/2010.

O Comitê tomou ciência do valor aplicado referente à competência de maio/2020 da Compensação Previdenciária (COMPREV). Quanto ao processo sobre o FIP Caixa Incorporação Imobiliária, o Comitê recebeu os autos e tomou ciência da aprovação em assembleia geral de cotistas da prorrogação do prazo de duração do fundo por mais um ano, até 19/06/2021, além das demais deliberações.

Finalizando, o Comitê de Investimentos tomou ciência do documento que trata da Avaliação da Rentabilidade e Evolução dos Investimentos do RPPS pelo TCE/SP, e sugeriu à Presidência da Funprev que encaminhe aos Conselhos para conhecimento, bem como ao Núcleo de Investimentos, e posterior devolução à Seção de Contabilidade e Orçamento para verificar se há necessidade de resposta ao órgão.

773262_20200622.png