Comitê de Investimentos e Conselho Curador da Funprev realizam sessão conjunta

Nº 681 12/05/2020

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) esteve reunido no último dia 07 com a participação dos membros do Conselho Curador. A sessão ocorreu pelo sistema de videoconferência. Foi a 16ª reunião ordinária do ano.

Participaram David José Françoso (presidente), Diogo Nunes Pereira, Donizete do Carmo dos Santos, Antonio Carlos Batista Martinez e Márcia Araujo dos Reis de Oliveira, membros do Comitê, além do presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, do economista Luiz Gustavo P. Macedo, e dos membros do Conselho Curador, Dalete Demarchi, José Ricardo Ortolani, Luiz Antônio da Silva Pires (presidente), Marta de Castro Alves Corrêa, Nilton José de Oliveira e Sérgio Ricardo Corrêa Alberto. A sessão contou também com a participação do presidente do Conselho Fiscal, José Aparecido dos Santos.

Iniciada a reunião, o Presidente do Comitê explanou sobre o trabalho e as discussões que têm sido realizadas pela equipe no ano de 2020, principalmente as ações relacionadas à carteira de investimentos diante da pandemia do coronavírus (Covid-19) e as consequentes dificuldades, considerando que algumas movimentações que o Comitê visualizava que poderiam agregar na estratégia de investimentos não puderam e nem podem ser implementadas no atual momento, por conta de enquadramentos e posições contábeis dos ativos.

Foi mencionada a importância da participação conjunta do Conselho Curador nas reuniões e discussões promovidas pelo Comitê de Investimentos, Núcleo de Gerenciamento de Investimentos e Presidência da Funprev, justificando a impossibilidade de divulgação prévia da pauta pela dinamicidade dos temas. Em seguida foi passada a palavra ao presidente do Conselho Curador, que explanou sobre a necessidade de deixar claro nas atas do Comitê as discussões em busca de alternativas que têm sido tratadas nas reuniões a fim de demonstrar aos órgãos fiscalizadores e à sociedade de modo geral, que a Funprev não está inerte à pandemia e seus desdobramentos. Todos concordaram que nas atas do Comitê devem constar não somente o termo “monitoramento”, mas também as discussões, alternativas e impedimentos sobre as estratégias.

Na sequência, foi discutida a situação financeira atual da Funprev e eventuais desinvestimentos que possam ser necessários visando garantir os pagamentos dos benefícios dos segurados, caso a prefeitura tenha que atrasar e/ou interromper os repasses patronais mensais à Fundação. Foram apresentadas as estimativas de gastos com folha até o final de 2020, considerando os gastos atuais, os fundos com liquidez imediata, os fundos onde atualmente existem ajustes de provisão contábil e possíveis estratégias de investimentos mesmo diante da pandemia.

O presidente da Funprev solicitou aos membros participantes da reunião, que são servidores da prefeitura, que caso tenham alguma posição sobre atrasos ou interrupção de repasses, que possam comunicar a Fundação para um melhor planejamento. Dada a palavra aos participantes e, encerrados os comentários, os membros do Conselho Curador agradeceram a oportunidade e se retiraram da videoconferência para prosseguimento da pauta ordinária do Comitê.

Sobre o processo referente à contratação de empresa de consultoria em investimentos, diante do horário avançado, ficou estabelecido que os membros que ainda não haviam proposto sugestões de alterações no objeto da licitação para contratação de consultoria de investimentos o fizessem até as 12h do dia 11/05/2020 e encaminhassem ao secretário do Comitê para discussão na reunião extraordinária, agendada para esta terça-feira, 12/05/2020 às 14h.

Logo após, foi aberta a palavra ao economista Luiz Gustavo que explanou sobre sua participação em videoconferências com Instituições Financeiras na última semana e apresentou sugestões que devem ser retomadas nas próximas reuniões. Foi feito  convite ao presidente da ABIPEM para participação em reunião do Comitê de Investimentos da Funprev, para apresentar suas experiências à frente do Instituto de Previdência de Jundiaí, o qual foi aceito pelos membros deste colegiado consultivo. Foi relembrado também que a Funprev tentou no mês de março, a adoção de providências de stop loss, previsto em sua política de investimentos, mas diante da velocidade de queda da bolsa e o risco sistêmico mundial causado pelo Covid-19, não foi possível sua realização. Mesmo assim, a posição histórica da Fundação em fundos de ações lhe garante um preço médio ligeiramente superior ao atual do IBOVESPA.

465003_20200512.jpg