Notícias

Comitê de Investimentos da Funprev acompanha cenário econômico


Nº 674 24/04/2020

capa

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) esteve reunido nesta quinta-feira, 23/04, para a 14ª sessão ordinária do ano. A reunião ocorreu pelo sistema de videoconferência. Participaram David José Françoso (presidente), Diogo Nunes Pereira e Márcia A. R. de Oliveira, além do economista da Funprev, Luiz Gustavo P. Macedo.       


Conforme vem sendo informado, a Funprev, em atendimento às medidas de combate ao coronavírus, suspendeu o atendimento presencial a todos os servidores, ativos e inativos, desde o dia 19 de março e a jornada interna passou a ser das 8h às 14h. As reuniões seguem realizadas por videoconferência.


O Comitê registrou a realização de reunião por vídeoconferência, por meio do aplicativo Google Hangouts, e  a ausência do membro Donizete do Carmo dos Santos, devidamente justificada.


Na sequência, o Comitê tomou ciência dos seguintes processos: valor de R$ 324.899,24 referente à competência março/2020 da COMPREV, aplicado no fundo BB Previdenciário IMA-B TP em conta especifica; análise realizada pelo Núcleo de Investimentos sobre a rentabilidade dos fundos no 1º trimestre e irá monitorar os fundos que compõem a carteira após o fechamento do mês de abril; comunicado de reprocessamento do fundo Caixa FIP Incorporação Imobiliária a ocorrer no fechamento do mês de abril; convocação de assembleia geral de cotistas do fundo Caixa Brasil Títulos Públicos 2024 e da sugestão do Núcleo de Investimentos à Presidência da Funprev pela não participação na mesma, diante da pauta estabelecida.


O Comitê também tomou conhecimento das carteiras sugeridas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil conforme e-mail encaminhado pelo Núcleo de Investimentos;  ciência da convocação de assembleia geral de cotistas do fundo Caixa FIP Incorporação Imobiliária a ser realizada em 25/05/2020, às 16h, por teleconferência, e solicitou à Presidência da Funprev  que convide os membros do Conselho Curador para participar da referida assembleia, diante do fundo em questão.

O Comitê tomou ciência, ainda, do encaminhamento dos relatórios do atuário referente aos meses de fevereiro e março e solicitou o encaminhamento de tais relatórios por e-mail aos membros. O Comitê também solicita que a Presidência da Funprev comunique com antecedência todas as reuniões e apresentações a serem feitas pelo atuário para que os membros possam participar.


O Comitê tomou ciência das adequações feitas no regulamento do fundo Santander IMA-B TP visando atender a legislação vigente; e das lâminas apresentadas pelo Banco Bradesco durante a videoconferência realizada com a participação da Funprev.


Finalizando, o Comitê tomou ciência da resposta do Conselho Curador diante da sugestão de que pelo menos um membro daquele Conselho participasse das reuniões do Comitê de Investimentos. Diante do exposto, o Comitê informa que as pautas são encaminhadas aos membros nas vésperas das reuniões, e que em virtude da dinamicidade do mercado financeiro, cujas demandas não têm como serem previstas com antecedência, reitera a importância da participação de pelo menos um membro do Conselho nas discussões desse colegiado consultivo, principalmente em momentos como os atuais, de incertezas e impactos nas aplicações.


Em prosseguimento, foi dada a palavra ao economista Luiz Gustavo que explanou sobre o atual cenário econômico.