Comitê de Investimentos da Funprev realiza a 13ª sessão do ano

Nº 672 17/04/2020

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) esteve reunido nesta quinta-feira, 16/04, em mais uma sessão ordinária, a 13ª do ano. A reunião ocorreu pelo sistema de videoconferência. Participaram David José Françoso (presidente), Diogo Nunes Pereira, Donizete do Carmo dos Santos e Márcia A. R. de Oliveira, ale do presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos e do economista Luiz Gustavo P. Macedo. O membro João Carlos B. Martinez, se disponibilizou para a reunião, mas por problemas técnicos não conseguiu participar.

Conforme informado anteriormente, a Funprev, em atendimento às medidas de combate ao coronavírus, suspendeu o atendimento presencial a todos os servidores, ativos e inativos, desde o dia 19 de março e a jornada interna passou a ser das 8h às 14h. As reuniões seguem realizadas por videoconferência.

Na pauta dos trabalhos, o Comitê registrou a realização da reunião por videoconferência. Na sequência deu início à discussão dos processos. Sobre o processo que trata  do credenciamento das instituições financeiras, o Comitê retomou as discussões sobre a minuta encaminhada pelo Núcleo de Gerenciamento de Investimentos e finalizou as sugestões de adequações no texto, e solicita à Presidência da Funprev o encaminhamento ao Conselho Curador para deliberação.

Também na pauta processo sobre transferências entre contas Bradesco. O Comitê tomou ciência da transferência integral do recurso aplicado no fundo Bradesco IDKA Pré 2 da conta COMPREV para a conta de benefícios sendo aplicado no mesmo fundo visando pagamentos de proventos dos inativos para os próximos meses. O processo seguiu para ciência do Conselho Curador.

Quanto ao processo que trata da licitação de empresa para o cálculo atuarial, o Comitê tomou ciência da abertura de novo procedimento licitatório. Em seguida, o Comitê tomou conhecimento, por meio da presidência da Funprev, de e-mail encaminhado pelo Banco do Brasil a respeito do tema investimentos e da elaboração de resposta por parte do Núcleo de Gerenciamento de Investimentos. O Comitê acolheu a sugestão de resposta dada pelo Núcleo.

O último processo em pauta foi relativo à análise da rentabilidade dos fundos no 1º trimestre de 2020. O Comitê tomou ciência do relatório de rentabilidade do 1º trimestre de 2020, publicado na plataforma da consultoria de investimentos Crédito & Mercado, e da análise elaborada pelo secretário do Comitê. Por fim, sugeriu à Presidência da FUNPREV encaminhamento ao Núcleo de Investimentos para eventuais manifestações.

Finalizando, o Comitê recomendou à Presidência da FUNPREV a continuidade na divulgação de matérias esclarecendo os impactos da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com apresentação de dados conjunturais nacionais e globais demonstrando os impactos causados na carteira dos RPPS em geral e no resultado da Funprev, inclusive com as ações que estão sendo adotadas pela Fundação diante do atual cenário.

Em prosseguimento foi dada a palavra ao economista Luiz Gustavo que explanou sobre a recomendação da empresa de consultoria para que a Fundação informe que os prazos de homologação dos credenciamentos em 2020 podem sofrer atrasos em virtude de demandas de documentos a serem entregues pelas instituições financeiras, em consequência do impacto da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), notadamente no que diz respeito aos trabalhos remotos adotados por algumas instituições. O Comitê sugeriu que a Presidência da Funprev acolha a recomendação da consultoria e dê ciência aos Conselhos Curador e Fiscal.