Notícias

Comitê de Investimentos da Funprev monitora mercado e mantém aplicações para resguardar carteira de investimentos


Nº 665 03/04/2020

capa

Comitê de Investimentos da Funprev monitora mercado e mantém aplicações para resguardar carteira de investimentos  

 

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) esteve reunido nesta quinta-feira, 02/04, em mais uma sessão ordinária, a 11ª do ano. A reunião ocorreu pelo sistema de videoconferência. Participaram David José Françoso (presidente), e Diogo Nunes Pereira, Donizete do Carmo dos Santos e João Carlos B. Martinez, membros, além do economista da Funprev, Luiz Gustavo P. Macedo.    

 

Conforme informado anteriormente, a Funprev, em atendimento às medidas de combate ao coronavírus, suspendeu o atendimento presencial a todos os servidores, ativos e inativos, a partir da quinta-feira, 19, e a jornada interna dos funcionários passou a ser de 6h às 14h. As reuniões do Comitê de Investimentos e Conselhos Fiscal e Curador estão sendo realizadas por videoconferência. 

 

Na pauta dos trabalhos da reunião, o Comitê registrou a realização por vídeoconferência, por meio do aplicativo Google Hangouts, sendo verificada a ausência justificada da membro Márcia A. R. de Oliveira e do presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos.  

 

Na sequência entraram os processos em pauta. Sobre o que trata do credenciamento das instituições financeiras em 2020, o Comitê discutiu a minuta encaminhada pelo Núcleo de Gerenciamento de Investimentos e efetuou alguns apontamentos como sugestões de adequações no texto. Foi solicitado que o secretário fizesse as modificações e encaminhasse aos demais membros para apreciação e discussão na próxima reunião. 

 

Em prosseguimento, foi dada a palavra ao economista Luiz Gustavo que explanou resumidamente o atual cenário econômico. O Comitê ressaltou que, em conjunto com o Núcleo de Investimentos, continua monitorando o mercado diante da crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) e em momento oportuno encaminhará as sugestões de adequação da carteira de investimentos ao Conselho Curador. 

 

O atual cenário ainda é incerto, com extrema volatilidade e quaisquer movimentos tomados por impulso podem provocar danos à estratégia de investimentos da Fundação. Importante mencionar que a Funprev manteve todas as suas cotas aplicadas desde o inicio da crise até o presente momento, sendo configurada uma desvalorização nos valores nominais das cotas. Tal desvalorização não implica em prejuízo, pois as cotas não foram resgatadas e a Funprev está trabalhando para mantê-las intactas até que o valor nominal do período pré-crise seja recuperado. 

 

Portanto, de imediato não há o que se falar em perdas e sim oscilações de mercado pelas quais todos os Regimes Próprios de Previdência Social do país estão passando. O Comitê manterá a serenidade e responsabilidade em não tomar atitudes precipitadas neste momento. O Comitê solicitou à Presidência da Funprev que promova a disseminação de conteúdo esclarecendo o que está ocorrendo com as aplicações financeiras aos servidores municipais e à sociedade de modo geral.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇíO

FUNPREV/BAURU