Conselho Curador da Funprev tem mais uma sessão extra devido í  volatilidade do mercado

Nº 660 17/03/2020

O Conselho Curador da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizou nesta segunda-feira, 16/03, a 4ª sessão extraordinária do ano. A reunião contou com representantes do Conselho Fiscal, Comitê de Investimentos e Núcleo de Gerenciamento e Investimentos, além da presidência e servidores da Funprev.

O presidente do Conselho abriu a sessão agradecendo a presença dos membros dos Conselhos e Comitê na reunião extraordinária, convocada tendo em vista o comportamento anormal do mercado financeiro mundial, mesmo diante de medidas tomadas pelos Bancos Centrais de diversos países buscando acalmar o Mercado, sem, no entanto, refletir os efeitos esperados, fato este que mantém uma grande volatilidade nos Mercados de Renda Fixa e Variável.

Na sequência, foi solicitado ao economista Luiz Gustavo P. Macedo, do Núcleo de Gerenciamento e Investimentos, que discorresse sobre a mudança do panorama econômico desde a reunião do dia 12/03/2020, diante do agravamento do mercado financeiro dos últimos dias, impactando as aplicações da Funprev nos investimentos em renda variável e renda fixa, impossibilitando momentaneamente resgates e transferências, evitando futuros prejuízos financeiros à Fundação.

O Conselho mencionou o Art.25 da Política de Investimentos da Funprev para 2020, que estabelece a possibilidade de executar o stop loss, com o objetivo de eliminar desvalorização excessiva de seus investimentos. No atual momento as aplicações em IMA-B RF e Ações RV se encontram em patamares acumulados em 2020, negativos, portanto não efetuará o stop loss diante dessas aplicações financeiras para a não realização de prejuízos.

Foi mencionado ainda, após consultas a outros RPPS (Jundiaí, Joinville e Instituições Financeiras) que estes seguem a mesma linha de atuação e não efetuaram movimentações até a presente data diante da grande instabilidade no mercado, ficando claro a todos que nesse momento o mercado financeiro encontra-se especulativo, estando o Brasil sendo maior impactado não só com a atual Pandemia, mas também diante da atual situação política de dificuldade de articulação e podendo acarretar em dificuldades nas aprovações das reformas aguardadas pelo Mercado, para este semestre/2020.

Finalizando, sobre o processo relativo à criação de Comissão de Estudo PEC 06/2019, o Conselho solicitou vista ao processo.

Participaram da sessão extra os conselheiros Sérgio Ricardo Corrêa Alberto, José Ricardo Ortolani, Luiz Antônio da Silva Pires (presidente), Marta de Castro Alves Corrêa, Nilton José de Oliveira e Dalete Demarchi, além do presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, funcionários da Fundação, os membros do Comitê de Investimentos – Antônio C. B. Martinez, David José Françoso, Donizete do Carmo dos Santos e Diogo Nunes Pereira, e do Conselho Fiscal – Elson Reis, Eros Blattner Jr, Soraya de Goes, José Aparecido Santos (presidente), e o economista Luiz Gustavo P. Macedo.

As atas das reuniões do Conselho estão disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/curador.php?s=atas .

641442_20200317.jpg