Notícias

Funprev Bauru recebe o 10º Prêmio ANEPREM


Nº 572 22/11/2019

capa

O presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, e o contador, Andrei Quággio dos Santos, participaram nesta terça-feira, 19, da cerimônia de entrega do 10º Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, “O Oscar da Previdência”,como é conhecido. A premiação foi parte da programação do 18º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, realizado de 18 a 20 de novembro, em Maceió/Alagoas.

 

A Funprev/Bauru ficou com a 4ª colocação na categoria grande porte (com mais de 5 mil segurados), na sequência de Indaiatuba (1º lugar), Pria Grande (2º lugar), e Nova Iguaçu/RJ (3º lugar) e à frente de Canoas/RS, Estado de Alagoas, Estado do Amazonas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Juazeiro do Norte/CE, Guarujá, Estado de Rondônia, Estado do Rio de Janeiro, Barueri e estado do Amapá. O prêmio é concedido apenas aos gestores previdenciários e prefeitos que praticaram gestão sustentável e transparente no último ano.

 

A premiação é organizada pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). O objetivo é premiar e estimular as boas práticas de gestão das unidades de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que visam melhorar a imagem das instituições, assim como aprimorar a gestão como um todo, baseadas na ética, transparência e responsabilidade corporativa e social.

 

O 18º Congresso reuniu mil congressistas entre técnicos da SPREV, governadores, prefeitos, vereadores, secretários, juristas, escritores, economistas, jornalistas, conselheiros, agentes sindicais, de confederações, servidores públicos e gestores de Regimes Próprios de Previdência de estados e municípios. Ainda como parte da programação, o evento contou com o 1º Workshop de Previdência do Servidor Público.

 

A Aneprem foi instituída em 1998 e atua no estímulo constante do aprimoramento técnico-administrativo dos gestores dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), por meio de atividades de intercâmbio e encontros nacionais de profundo conteúdo técnico e na defesa dos mais de 2.100 RPPS em atividade no País.

 

A exemplo de outras edições, o 18º Congresso teve como objetivo ampliar o intercâmbio entre os RPPS, servidores públicos de Regimes Próprios de Previdência de todo o Brasil, por meio do debate de temáticas relacionadas à previdência da categoria e a conjuntura econômica em evidência na agenda previdenciária, relacionando teoria e prática. Foram discutidos temas em evidência na agenda previdenciária relacionando à teoria e prática, tais como: A Nova Previdência e o Judiciário; Impactos na economia e perspectiva do Brasil com as Reformas; Responsabilidade Previdenciário de agentes políticos, públicos e conselheiros; Novas Regras de concessão de benefício, gratificações e incorporações; Previdência Complementar nos municípios; Gestão de Passivo Atuarial e auditoria dos Órgãos de Controle; Gestão de Conhecimento; Investimentos: novas regras para administradores e gestores, alternativas, risco e retorno; recuperação de fundos estressados; novas regras de COMPREV; Taxa de Administração, dentre outros.

Dentre os palestrantes do evento, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso; o secretário de Previdência Leonardo Rolim, o secretário Adjunto de Previdência Narlon Gutierre e o subsecretário de Previdência Allex Albert; o juiz Federal Fábio Souza; o jurista Fábio Zambitte Ibrahim, o economista Mailson da Nóbrega, a professora Drª Diana Vaz de Lima e o jornalista Sidney Rezende, dentre outros.


Durante o Congresso foram realizadas também homenagens da Aneprem aos agentes políticos e dirigentes de associações representativas da categoria que, comprovadamente, contribuíram para a sustentabilidade da previdência do servidor público e com o equilíbrio financeiro e atuarial dos RPPS, com ações de Responsabilidade Previdenciária.

Houve, ainda, o lançamento do segundo livro da Aneprem – Gestão Previdenciária – teoria e prática, com artigos exclusivos do organizador da publicação, Herickson Rubim Rangel e dos co-autores, Heliomar Santos, Allex Albert, Fábio Zambitte Ibrahim, Narlon Gutierre Nogueira, Cícero Dias, Ricardo Pena, Bruno Sá Freire Martins, Fábio Souza, Diana Vaz de Lima, Otoni Gonçalves Guimarães, Antônio Arivaldo da Cruz Junior, Rafael Porto de Almeida, Felipe Inácio Xavier de Azevedo, Lauter Ayres Ferreira e Henrique Ausier.

O 18º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM contou com apoio da Secretaria de Previdência - SPREV, do governo de Alagoas e do Alagoas Previdência, e com apoio institucional da FUNPRESP, PREVCOM, ACIP, ADIMP-MS, AEPREMERJ, AGIP, AGOPREM, AMIPREM, APEPREV, APEPREM, APREMAT, ASSIMPASC, ASSIPPA, AMA, ATRICON, Revista Investidor Institucional, Revista RPPS do Brasil e site SRZD.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇíO

FUNPREV/BAURU

 

Com informações da Aneprem.

465848_20191122.jpg692966_20191122.jpg