Comitê de Investimentos da Funprev tem reunião ordinária

Nº 529 05/09/2019

Nesta terça-feira, 03/09, o Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizou a 26ª sessão ordinária do ano. Participaram os membros Eduardo Telles de Lima Rala, Antônio Carlos Batista Martinez e Diogo Nunes Pereira, e o economista Luiz Gustavo P. Macedo. Foi justificada a ausência dmembro Patrícia Maria S. Cardoso. O presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, e a conselheira suplente Marli Baccan acompanharam a reunião.

O Comitê verificou os principais indicadores de renda fixa e renda variável no mês corrente, até o fechamento do dia 30/08/2019, observando performance ligeiramente positiva nos indicadores de renda fixa de curto prazo e negativa nos indicadores de renda fixa de longo prazo e no segmento de renda variável, em especial ao principal índice da bolsa brasileira (IBOVESPA), destacando a melhora no resultado deste, na última semana de agosto.

O Comitê recebeu da presidência da Funprev documento apresentando convite de teleconferência dos bancos Itaú e BNP Paribas, a serem realizadas nos dias 04 e 06 de setembro, respectivamente. O Comitê retorna o documento para a presidência para demais providências se houver.

O membro Diogo informou que o Conselho Curador deliberou o resgate de R$ 12 milhões do fundo BB IDKA IPCA 2A para pagamentos de benefícios e solicitou nova análise em virtude da mudança de cenário. O processo encontra-se na Divisão Financeira para cumprimento da deliberação e será encaminhado para a presidência para ciência e remessa aos setores técnicos da Fundação. Sobre o processo referente aos repasses mensais da COMPREV 2019, o Comitê recebeu os autos e tomou ciência do montante de R$ 242.899,27 a ser creditado no dia 06/09/2019 e aplicado no fundo BB Previdenciário IMA-B

O Comitê recebeu o processo sobre a análise do relatório do segundo trimestre 2019 e diante da análise do Núcleo de Gerenciamento decidiu recomendar ao Conselho Curador o resgate integral do montante ora aplicado no fundo de investimento Western Asset Long & Short FIM devido à observância de rentabilidade insatisfatória no 2º trimestre, no período acumulado em 12 meses, conforme previsto na Política de Investimentos. O Comitê recomendou ainda, acompanhando a sugestão do Núcleo, que o montante a ser resgatado seja transferido para a conta de benefícios junto à CEF visando o pagamento de benefícios previdenciários devendo ser aplicado no fundo Caixa Gestão Estratégica.

Outro processo em pauta foi o que trata do Fundo FIDC Premium. O Comitê tomou ciência e deliberou por sugerir o encaminhamento de ofício da presidência solicitando esclarecimentos quanto à diminuição do patrimônio líquido do fundo constante no processo (extrato de fl. 427 – verso). Já sobre os processos referentes à estratégia da carteira de investimento para o 2º semestre comparativo de fundos Bradesco, o Comitê retomará a discussão na próxima reunião.

A próxima reunião do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 10/09, a partir das 09h00. As atas das reuniões ficam disponíveis emhttp://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .

185856_20190905.jpeg467893_20190905.jpeg890728_20190905.jpeg