Notícias

Comitê de Investimentos da Funprev promove reunião semanal


Nº 526 27/08/2019

capa

Integrantes do Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizaram nesta terça-feira, 27/08, a 25ª sessão ordinária do ano.

 

Participaram os membros Eduardo Telles de Lima Rala, Antônio Carlos Batista Martinez e Diogo Nunes Pereira, e o economista Luiz Gustavo P. Macedo. Foi justificada a ausência dmembro Patrícia Maria S. Cardoso. O presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, o presidente do Conselho Fiscal da Funprev, José Aparecido dos Santos, e suplente do Conselho Fiscal, Marli Baccan, acompanharam a reunião.

 

No início da reunião, o Comitê reiterou a solicitação de item da ata anterior em relação à substituição de David José Françoso, que solicitou seu desligamento do órgão colegiado. Na sequência da pauta, o Comitê recebeu da Seção de Contabilidade e Orçamento o relatório elaborado pela empresa de consultoria Atuarial, denominado “Estimativa da Rentabilidade pela Movimentação Financeira”, observando o saldo financeiro dos últimos 12 meses com data base em 31/07/2019.

 

O Comitê recebeu carta de convocação para assembleia de cotistas do fundo Bradesco FIA Selection para deliberar sobre a aprovação das demonstrações financeiras do fundo e posteriormente a deliberação da aprovação das mesmas na assembleia realizada em 29/07/2019. O Comitê retorna a documentação para a Presidência para demais providências.

 

O grupo recebeu da Presidência da Funprev, os seguintes documentos:

 

- Informe sobre a oferta de alguns produtos de investimentos da gestora Vinci Partners e de algumas características desses fundos. O Comitê tomou ciência da existência dos fundos relacionados no referido documento e retornou à Presidência para providências em tempo oportuno.

 

- Informe sobre cenário econômico e perspectivas da gestora da Caixa Econômica Federal, apresentadas no Encontro de RPPS realizado no dia 05/08/2019. O Comitê retornou a documentação para a Presidência para demais providências.

 

- Informe sobre cenário econômico e perspectivas da gestora do Banco Santander S/A, apresentadas no 52º Congresso Nacional da ABIPEM entre os dias 26 a 28 de junho de 2019. O Comitê retornou a documentação para a Presidência para demais providências.

 

- Informe sobre a carteira sugerida pela gestora do Banco do Brasil referente ao mês de agosto/2019. O Comitê retornou a documentação para a Presidência para demais providências.

 

- Informe sobre a composição carteira do RPPS de Praia Grande referente ao mês de junho/2019, observando que a referida carteira em comparativo com a da Funprev possui menor exposição em renda variável. No entanto, conforme informação do economista Luiz Gustavo, do Núcleo, a equipe técnica de Praia Grande assinalou a intenção de aumentar a exposição em renda variável em 0,50% por mês até dezembro do corrente ano até o limite de 3% o que ficará próximo ao nível atual da carteira da Funprev.

 

- Informe sobre o lançamento de novo fundo de investimento pela Caixa Econômica Federal, denominado Caixa Brasil Ações Livres. O economista Luiz Gustavo, informou que o fundo em questão não possui histórico de 12 meses por ser um lançamento. O Comitê retornou a documentação para a Presidência para demais providências.

 

- Informe sobre a convocação dos fundos multimercados do Banco Safra para assembleia de cotistas, realizada no dia 29/07/2019, a fim de deliberar sobre a aprovação das demonstrações financeiras, notas explicativas e pareceres dos auditores independentes dos fundos em questão. O Comitê retornou a documentação para a Presidência para demais providências e aguarda o resultado da deliberação.

 

- Documento a respeito de fato relevante comunicando o fechamento do fundo AZ Quest Small Mid Caps FICFIA para captação, desde o dia 08/08/2019, por prazo indeterminado. O Comitê retornou a documentação para a Presidência para demais providências.

 

- Documento comunicando os cotistas do fundo Sulamérica Inflatie FI RF LP sobre a aprovação das demonstrações financeiras durante assembleia de cotistas realizada em 22/07/2019. O Comitê retornou a documentação para a Presidência para demais providências e aguarda o resultado da deliberação.

 

Na sequência, o Comitê verificou os principais indicadores de renda fixa e renda variável no mês corrente, até o fechamento do dia 26/08/2019, observando performance ligeiramente positiva nos indicadores de renda fixa e negativa no segmento de renda variável, em especial ao principal índice da bolsa brasileira (IBOVESPA). O Comitê ressaltou que a maior parte dos fundos de renda variável que compõem a carteira da Fundação possuem menor correlação com o IBOVESPA, de modo que os impactos tendem a ser menores tanto positiva quanto negativamente e que as aplicações neste segmento estão bem diversificadas especialmente no subsegmento multimercado, a fim de mitigar os riscos de mercado. O economista Luiz Gustavo trouxe informação relevante sobre a alteração significativa na carteira sugerida pela empresa de consultoria Crédito & Mercado do mês de junho/2019 para julho/2019 onde constou uma elevação na sugestão de aumento de exposição no subsegmento IMA-B de longo prazo.

 

Sobre o processo que trata da Política de Investimentos para 2019, o Comitê recebeu os autos e considerando que:

a) Todas as aplicações presentes na carteira de investimentos da FUNPREV encontram-se devidamente enquadradas tanto nos limites estabelecidos pela Resolução 3922/2010 quanto nos limites estabelecidos na política de investimentos vigente;

b) A informação trazida pelo economista Luiz Gustavo de que iniciará nos próximos dias a tramitação do processo da política de investimentos para 2020 e encaminhará ao Comitê para análise;

c) O monitoramento efetuado pelo Comitê nos últimos meses, referente aos enquadramentos dos fundos ante aos limites estabelecidos na atual política de investimentos.

Diante do exposto, sugeriu que as eventuais adequações e sugestões de novos limites sejam tratadas no processo referente à Política de Investimentos para 2020, salvo se ocorrer até o fim deste exercício algum fato novo que gere desenquadramento e se faça necessário alterar a atual Política de Investimentos.

 

Quanto aos relatórios mensais dos investimentos da Funprev 2019, o Comitê recebeu os autos e tomou ciência, aprovando o relatório de investimentos referente ao mês de julho/2019 em relação a aderência das rentabilidades da carteira fechando o mês de julho acima da meta atuarial em 62,21% sendo a rentabilidade da carteira da Funprev de 9,70% ante 5,98% da meta atuarial e 9,30% da meta gerencial estabelecidas na Política de Investimentos. O Comitê sugere remessa aos Conselhos Curador e Fiscal devendo ser aprovado o relatório por este último conforme prevê o manual do Pró-Gestão RPPS.

 

Sobre a análise do relatório do 2º trimestre de 2019 da carteira de investimentos, o Comitê recebeu os autos e ponderou acerca da necessidade de uma melhor destinação do fundo Western Long & Short FIM já que a rentabilidade acumulada nos últimos 12 meses se mostrou insatisfatória, conforme prevê a Política de Investimentos da Funprev e sugere remessa ao Núcleo de Investimentos para sua manifestação quanto a eventual movimentação.

 

Finalizando, devido ao horário, o Comitê decidiu sobrestar para a próxima reunião as discussões dos processos 2845/2019, 2901/2011 e 2755/2019.

 

A próxima reunião do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 03/09, a partir das 09h00. As atas das reuniões ficam disponíveis emhttp://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .

286688_20190827.jpeg341268_20190827.jpeg487555_20190827.jpeg