Notícias

Resultado 1º Semestre 2015


Nº 52 07/12/2016

capa

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (FUNPREV), que tem como objetivo, gerenciar, administrar e capitalizar os recursos previdenciários divulga o resultado da sua carteira de investimentos, do primeiro semestre e apresenta as expectativas para o fechamento de 2015.

 

Com a informação de que o ano de 2015 seria um ano difícil para o mercado financeiro, a atual gestão da FUNPREV optou por intensificar o trabalho de acompanhamento de seus investimentos. Preocupados em buscar estratégias para garantir direitos previdenciários aos segurados e dependentes neste ano: promoveu curso para capacitação de seus conselheiros titulares e suplentes; seu comitê de investimentos adotou reuniões semanais para discutir e avaliar as alternativas para suas aplicações; ampliou a comunicação com os gestores dos fundos de investimentos das instituições financeiras de seu relacionamento. 

A FUNPREV iniciou o ano de 2015 de sua carteira de investimentos com um volume de recursos de R$ 379.597.599,73 sendo que, desse montante 85% alocados no segmento de Renda Fixa e 15% em Renda Variável. Fechou o primeiro semestre com um saldo de R$ 411.291.297,76 (considerando rendimentos e novas receitas no período, ou seja, um incremento de 8,35% em relação ao início do ano). A celeridade e integração das ações dos gestores na avaliação das opções de investimentos possibilitou minimizar os impactos negativos do mercado e um resultado positivo, diante do cenário econômico atual. 

Foram realizados em tempo, os ajustes necessários através de resgates, migrações e transferências na carteira de investimentos, realização dos lucros, concretizando na prática todo o trabalho preventivo capaz de proporcionar esse resultado. Atualmente os recursos da FUNPREV estão alocados em bancos de primeira linha e balanceados entre ativos de curto prazo com baixa variação, que sofrem menos impactos em cenário adverso e outra parte em títulos públicos com maior variação. 

Observamos que para o primeiro semestre havia a expectativa de grandes ajustes a serem implementados pelo governo federal. A atual situação política, a inflação em patamares elevados e resistentes, baixo crescimento nacional, crise na Europa além do menor crescimento do PIB da China trouxeram reflexos para o país. 

Para o segundo semestre, de acordo com especialistas de mercado consultados, o cenário econômico continua não sendo dos melhores. Além de toda a volatilidade do primeiro semestre acrescenta-se a sinalização de alta de juros pelo governo dos Estados Unidos, que poderá gerar uma migração de recursos para aquele país. Também a possibilidade de rebaixamento na classificação do Brasil por agências internacionais pode trazer maior instabilidade ao mercado. Com isso, poderão ocorrer rentabilidades pouco expressivas e, em alguns momentos até retornos negativos. 

Também a previsão de alta do dólar contribui para o aumento da inflação fazendo com que haja aumento da taxa básica de juros (SELIC) provocando impacto negativo em determinados ativos, como alguns tipos de títulos públicos que compõem parte a carteira de investimentos da FUNPREV. 

Em resumo, a FUNPREV tem adotado medidas de proteção à sua carteira de investimentos ao longo do tempo de acordo com que está sendo desenhado no cenário econômico.