Funprev entre os três melhores do Brasil em responsabilidade previdenciária

Nº 503 28/06/2019

Na noite desta quinta-feira, 27/06, a Funprev se destacou entre os três melhores institutos no Brasil em responsabilidade previdenciária. Trata-se do Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, edição 2019, instituído pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM.

O Prêmio é dirigido às instituições associadas à Abipem que estão com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em vigor. O CRP é exigência para que os municípios e estados possam receber verbas do Governo Federal. A premiação foi entregue ao presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, que participou acompanhado do contador Andrei Quággio dos Santos.

O objetivo da premiação é fomentar, identificar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária. São cinco categorias distintas de premiação, de acordo com a quantidade de servidores ativos segurados pela instituição: 1 - até 500 servidores; 2 - de 501 a 1.500; 3 – de 1.501 a 3.000; 4 – de 3.001 a 7.000 servidores; e 5 – acima de 7.001 servidores ativos. A Funprev concorreu na Categoria 4 e ficou em 3º lugar tendo o Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte – PREVIJUNO – Juazeiro do Norte/CE como 1º lugar e o Regime Próprio de Previdência Social do Município de São José do Rio Preto – São José do Rio Preto/SP em 2º lugar. Em 4º lugar ficou o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas/RS e em 5º lugar o Guarujá Previdência/SP.

Para concorrer, o instituto deve atender uma série de 92 critérios que somam pontuação. Os critérios se subdividem e avaliam a condução dos Investimentos (existência e atuação do Comitê de Investimentos), credenciamento de instituições, política de investimentos, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, e órgão gestor entre outros. A documentação comprobatória foi analisada por uma comissão julgadora. Além dos Troféus Instituição Gestora do RPPS, foram entregues as placas Dirigente do Executivo. A premiação aconteceu durante o 52º Congresso Nacional da Abipem, realizado nesta semana, em Curitiba/PR.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Funprev se destaca entre os melhores do país e se posiciona como referência em gestão previdenciária no Brasil. Em 2017 foi vencedora da 8ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária em 2018 ficou com a 2ª colocação na 9ª edição desse mesmo prêmio, organizadopela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), com a finalidade de premiar e estimular as boas práticas de gestão das unidades de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que visam aprimorar a gestão como um todo, com base na ética, transparência e responsabilidade corporativa e social. Além da organização da ANEPREM, o prêmio tem o apoio da Secretaria da Previdência, da ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, da Revista RPPS do Brasil e do CFA – Conselho Federal de Administração.

443298_20190628.jpeg508748_20190628.jpeg580018_20190628.png722663_20190701.jpeg