Funprev conclui primeira edição do Programa de Educação Previdenciária

Nº 475 11/04/2019

Formas de custeio e administração do patrimônio foi o foco da palestra realizada pela Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev), nesta quinta-feira, 11/04, encerrando a primeira edição do ano do Programa de Educação Previdenciária (PEP), junto aos servidores da Secretaria Municipal de Educação,dentro da programação da Formação Continuada. A palestra foi proferida pelo diretor financeiro da Funprev, Diogo Nunes Pereira.

O curso aconteceu no Napem - Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal, que fica na Av. Duque de Caxias, 16-55, e foi ministrado para duas turmas (manhã e tarde), com 30 servidores cada. A carga horária do curso foi de 06 horas. Na quinta-feira anterior, 04/04, o presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, foi o palestrante.

Durante o curso são abordados temas como histórico da Previdência no mundo, no país e no município; fontes normativas da Previdência; FUNPREV: formas de custeio, administração do patrimônio. A coordenação está a cargo do presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, e do diretor financeiro, Diogo Nunes Pereira.

PEP

A Funprev implantou em 2017 seu Primeiro Programa de Educação Previdenciária. O projeto-piloto foi realizado no mês de abriltambém na Secretaria Municipal de Educação. O Programa tem como público-alvo os servidores públicos municipais.

A Educação Previdenciária é pilar fundamental para o desenvolvimento do sistema de previdência e a formação de poupança de longo prazo, essencial para a economia e para a manutenção da qualidade de vida dos seus segurados.

O compromisso da Funprev com seus 10 mil participantes vai muito além do pagamento regular dos benefícios, uma vez que existe uma preocupação com a qualidade de vida como um todo. A Educação Previdenciária é, portanto, um dos grandes desafios da Fundação, com a necessidade de cada​ vez mais prover os participantes da capacidade de tomada de decisões, do cuidado com a gestão do seu patrimônio e com a percepção de que o sonho da aposentadoria só se concretiza com planejamento e disciplina.

O Programa de Educação Previdenciária tem por objetivo promover a inclusão dos servidores no Sistema Previdenciário, consolidando um espaço contínuo de esclarecimentos e orientações sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Bauru. O Programa é composto de módulos, cujo conteúdo será ministrado por conselheiros e servidores da Funprev, abordando vários temas, como o histórico da previdência no mundo, no país e no município. Entre outros tópicos, o conteúdo expõe a finalidade da Funprev, como funciona, seus objetivos, formas de custeio, como administra seu patrimônio, os benefícios concedidos(aposentadorias regras, cálculo e reajuste).

A coordenação do Programa está a cargo de Gilson Gimenes Campos (presidente da Funprev) e Diogo Nunes Pereira (Diretor da Divisão Financeira).

147504_20190411.jpeg238532_20190411.jpeg296113_20190411.jpeg505865_20190411.jpeg567615_20190411.jpeg738197_20190411.jpeg