Comitê de Investimentos da Funprev tem reunião ordinária semanal

Nº 468 04/04/2019

Com reuniões semanais, os integrantes do Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizaram a 10ª sessão ordinária do ano. Participaram os membros Diogo Nunes Pereira, Marcos Rios da Silva, Antônio Carlos Batista Martinez e Patricia Maria S. Cardoso, além do economista da Funprev, Luiz Gustavo P Macedo, e o presidente do Conselho Fiscal, José Aparecido dos Santos. O presidente do Comitê, David José Françoso justificou a ausência.

A reunião teve início com a retificação de item da ata anterior. Na sequência, o economista da Funprev pediu a palavra para expor que a estimativa da rentabilidade da carteira da Funprev no mês de março ficou abaixo da meta atuarial no mesmo período, sendo que o segmento de renda variável mostrou ter força e o índice Ibovespa se manteve em patamares relativamente elevados.

O Comitê verificou os principais indicadores de renda fixa e renda variável no mês corrente, observando performance ligeiramente positiva no segmento de renda fixa e negativa no principal indicador de renda variável (IBOVESPA) até o fechamento do dia 03/04/2019. Verificou-se um aumento da volatilidade do mercado devido a fatos na economia global e também às discussões internas sobre a reforma da previdência. Em relação ao fechamento do mês de março, os indicadores de renda fixa ficaram ligeiramente positivos e o IBOVESPA ligeiramente negativo.

O grupo recebeu ofício da presidência da Funprev sobre comunicado do Banco Itaú sobre o fundo FIA RPI de Renda Variável. O Comitê tomou conhecimento da alteração no enquadramento do fundo Itaú FIA RPI Ibovespa passando do artigo 8º I para o artigo 8º II. O Comitê registrou que quando da análise do processo que trata das movimentações para o 2º semestre, se houver necessidade de revisão nos limites estabelecido na Política de Investimentos, seja realizada em tempo oportuno. O Comitê sugeriu que seja juntada cópia do ofício e seus anexos no processo que trata da Política de Investimentos e no processo que está em tramitação da análise para o 2º semestre.

Sobre os repasses mensais da Comprev em 2019, o Comitê recebeu os autos e tomou ciência dos valores creditados referentes a compensação previdenciária nas competências 02 e 03 de 2019, sendo R$ 833.330,04 e R$ 429.067,96 respectivamente. Na sequência, o Comitê aprovou o relatório mensal dos investimentos da Funprev referente ao mês de fevereiro/2019 e solicitou encaminhamento aos Conselhos Curador e Fiscal para ciência e aprovação, conforme prevê o manual do Pró-Gestão.

O Comitê recebeu processo relativo à demonstração de desempenho do fundo Bradesco e tomou ciência do despacho do Núcleo de Investimentos que considerou o desempenho regular com o praticado pelo mercado.

O Comitê decidiu retomar as discussões relativas à Política de Investimentos para 2019 após a definição das estratégias para o 2º semestre, tendo em vista que podem ocorrer novas adequações a serem efetuadas. Em relação à solicitação de minuta feita na última reunião, ficou definido, conforme sugestão do economista Luiz Gustavo e aceita pelos demais, que a discussão de eventuais alterações da Política de Investimentos sejam realizadas após a definição das estratégias.

Já sobre a nova estratégia para o 1º semestre de 2019 da Carteira de Investimentos, o Comitê decidiu prorrogar para a próxima reunião as discussões do processo, devido à ausência justificada do presidente na reunião. Finalizando, o economista Luiz Gustavo justificou que na próxima reunião não estará presente, devido à participação, juntamente com outros representantes da Fundação, no 15º Congresso Estadual da Apeprem, que será realizado em Ribeirão Preto/SP.

O Comitê deliberou que a próxima reunião ordinária fica agendada para o dia 09/04/19terça-feira, a partir das 9 h.

As atas estão disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .

515113_20190404.jpeg630202_20190404.jpeg741598_20190404.jpeg