Integrantes do Comitê de Investimentos da Funprev participam de reunião semanal

Nº 457 19/03/2019

Integrantes do Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizaram nesta terça-feira, 19/03, a oitava sessão ordinária do ano. Participaram o presidente, David José Françoso, os membros Diogo Nunes Pereira, Marcos Rios da Silva, Antônio Carlos Batista Martinez, além do economista da Funprev, Luiz Gustavo P Macedo, o presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, e o presidente do Conselho Fiscal, José Aparecido dos Santos.

O Comitê verificou os principais indicadores de renda fixa e renda variável, observando performance positiva no segmento de renda fixa e positiva no principal indicador de renda variável (IBOVESPA), até o fechamento do dia 18/03/2019, com destaque para o índice IBOVESPA que atingiu os 100.000 pontos pela primeira vez na história, principalmente pelo otimismo do mercado financeiro com a tramitação da reforma da previdência. O Comitê, considerando o momento atual da renda variável, abordou e discutiu prováveis cenários e hipóteses de movimentação financeira e sugeriu ao Presidente da Funprev estudos nesse sentido. Na sequência, o Comitê registrou o convite para a visita da gestora Vinci Partners, nesta quinta-feira, 21/03, às 10h30, na sede da Fundação.

Os integrantes receberam da Seção de Contabilidade e Orçamento o relatório de estimativa da rentabilidade pela movimentação financeira, elaborado pela empresa Actuarial – Assessoria e Consultoria Atuarial e tomou ciência. O Comitê recebeu o comunicado do Banco BTG Pactual, tomou ciência e sugeriu o envio à presidência da Funprev para decisão. Referente ao valor arrecadado do déficit PMB e DAE no exercício 2014, o Comitê recebeu os autos, tomou ciência e acolheu o parecer exarado pelo Núcleo de Gerenciamento de Investimentos, e recomendou o envio ao Conselho Curador para deliberação e posterior envio ao Conselho Fiscal.

Sobre os resultados dos investimentos no ano de 2018 e          fevereiro 2019, o Comitê tomou ciência do parecer com verificação dos indicadores dos investimentos com relação ao Var (variação de risco) e Vol (volume financeiro), e conforme previsto na Portaria MPS Nº 519/2011, sugeriu encaminhamento do procedimento administrativo aos Conselhos Curador e Fiscal para conhecimento e providências, se houver. Quanto à carteira de investimentos da Funprev 1º semestre, o Comitê recebeu os autos e tomou ciência de que a análise da carteira de investimentos da FUNPREV está sendo conduzida por meio do processo administrativo nº 1233/2019, sugerindo então o arquivamento do atual.

Já sobre a Política de Investimentos para 2019, o Comitê decidiu efetuar a análise do procedimento na próxima reunião ordinária, no dia 26/03. Finalizando, o processo que trata da centralização de aplicação Bradesco Selection entre contas Bradesco, o Comitê recebeu os autos, tomou ciência do parecer, considerando que não haverá prejuízo financeiro, sugeriu encaminhamento à Divisão Financeira para manifestação e posterior envio aos Conselhos Curador e Fiscal.

A próxima reunião ordinária do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 26/03, a partir das 09h. As atas estão disponíveis emhttp://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .

145444_20190319.jpeg345326_20190319.jpeg787949_20190319.jpeg885794_20190319.jpeg