Inscrições para curso de Educação Previdenciária começam neste sábado

Nº 448 06/03/2019

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) e a Secretaria Municipal de Educação já definiram as datas para a edição deste semestre do curso do Programa de Educação Previdenciária (PEP). Será no mês de abril, dentro da programação de Formação Continuada da SME para o 1º semestre.

Com carga horária de 06, o curso ocorrerá nos dias 04/04 e 11/04, às quintas-feiras, com duas turmas e 30 vagas por turma. Turma A, das 8h00 às 11h, e Turma B, das 13h30 às 16h30, no NAPEM – Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal, que fica na Av. Duque de Caxias, 16-55.

Período de inscrições, que devem ser feitas via internet

- Para servidores da Secretaria da Educação

Abertura – 09/03 (sábado), às 09h. Plantão na Secretaria Municipal da Educação (3234-4693), das 09h às 11h. Endereço: Rua Raposo Tavares, nº 8-38, Vila Santo Antônio.

Encerramento – 11/03 (segunda-feira), às 23h59min.

- Para servidores de outras Secretarias ou Autarquias Municipais e funcionários de instituições parceiras

Abertura – 12/03 (terça-feira), às 09h.

Encerramento – 13/03 (quarta-feira), às 23h59min.

Endereço eletrônico: < http://www.bauru.sp.gov.br >. Acessar: Secretarias >> Educação >> Formação Continuada.

Os interessados devem ter em mãos: CPF e número da matrícula. Outras informações: 3234-4693 (DPPPE). E-mail: pedagogico@bauru.sp.gov.br.

O público-alvo são servidores do Sistema Municipal de Ensino e os cargos estão especificados na página 34 do Programa de Formação Continuada do 1º semestre de 2019. O número de vagas está limitado a 30 participantes.

Durante o curso serão abordados temas como histórico da Previdência no mundo, no país e no município; fontes normativas da Previdência; FUNPREV: formas de custeio, administração do patrimônio. A coordenação está a cargo do presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, e do Diretor Financeiro, Diogo Nunes Pereira.

PEP

A Funprev implantou em 2017 seu Primeiro Programa de Educação Previdenciária. O projeto-piloto foi realizado no mês de abril, também na Secretaria Municipal de Educação. O Programa tem como público-alvo os servidores públicos municipais.

A Educação Previdenciária é pilar fundamental para o desenvolvimento do sistema de previdência e a formação de poupança de longo prazo, essencial para a economia e para a manutenção da qualidade de vida dos seus segurados.

O compromisso da Funprev com seus 10 mil participantes vai muito além do pagamento regular dos benefícios, uma vez que existe uma preocupação com a qualidade de vida como um todo. A Educação Previdenciária é, portanto, um dos grandes desafios da Fundação, com a necessidade de cada​ vez mais prover os participantes da capacidade de tomada de decisões, do cuidado com a gestão do seu patrimônio e com a percepção de que o sonho da aposentadoria só se concretiza com planejamento e disciplina.

O Programa de Educação Previdenciária tem por objetivo promover a inclusão dos servidores no Sistema Previdenciário, consolidando um espaço contínuo de esclarecimentos e orientações sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Bauru. O Programa é composto de módulos, cujo conteúdo será ministrado por conselheiros e servidores da Funprev, abordando vários temas, como o histórico da previdência no mundo, no país e no município. Entre outros tópicos, o conteúdo expõe a finalidade da Funprev, como funciona, seus objetivos, formas de custeio, como administra seu patrimônio, os benefícios concedidos (aposentadorias - regras, cálculo e reajuste).

A coordenação do Programa está a cargo de Gilson Gimenes Campos (presidente da Funprev) e Diogo Nunes Pereira (Diretor da Divisão Financeira).