Notícias

Comitê de Investimentos da Funprev realiza a última sessão ordinária do ano


Nº 408 18/12/2018

capa

 

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizou, nesta terça-feira, 18/12, a 44ª e última sessão ordinária do ano. Participaram os membros Marcos Rios da Silva, Antônio Carlos B. Martinez e Luiz Gustavo P. Macedo (economista da Funprev), além do presidente em exercício, Gilson Gimenes Campos, José Aparecido dos Santos (Conselheiro Fiscal eleito para o biênio 2019/2020) e Marli Baccan.

 

Em relação à ata da reunião anterior, o processo de enquadramento do fundo de investimentos BRADESCO H AÇÕES IBOVESPA REGIMES DE PREVIDÊNCIA foi encaminhamento ao Conselho Curador, que, após explanação do economista Gustavo, deliberou pela não participação na Assembleia ocorrida no dia 07/12. O Núcleo de Gerenciamento de Recursos Financeiros acompanhará o resultado da Assembleia e participará ao Comitê na próxima reunião. O economista Gustavo, do Núcleo de Gerenciamento de Recursos Financeiros, informou que referido Procedimento encontra-se com o Conselho Fiscal e que embora não tenha participado da referida Assembleia, tomou conhecimento das propostas de alterações, onde questionou-se algumas propostas de alterações e informou-se que mesmo com as propostas, o Fundo se manteria desenquadrado. Informou também que a Assembleia restou deserta. A instituição informou a respeito do desenquadramento do Fundo. Com base nestas informações, o Comitê apenas tomou ciência e deliberou pelo aguardo e monitoramento, diante dos questionamentos apresentados pelo Núcleo de Gerenciamento dos Investimentos.

 

Sobre a Política de Investimentos para 2019, será feita a análise da Resolução n. 4.695 de 7/11/2018, do Conselho Monetário Nacional, notadamente quanto aos possíveis impactos na política de investimento da FUNPREV. Quanto a este procedimento, o Comitê deliberou pelo agendamento de uma reunião específica para tratar do assunto, que não poderá ultrapassar o prazo de seis meses, e solicitou prévia análise sobre os impactos apontando eventuais sugestões e procedimentos a serem a adotados. Na oportunidade foi observado que a Funprev, por sugestão da empresa de Consultoria, orientou que não fizesse nenhuma alteração de investimentos e na política de investimentos atual e na aprovada para o próximo exercício, diante dos possíveis desenquadramentos da instituição, haja vista a existência de prazos para adequações.

 

O Comitê também acusou o recebimento de comunicados das seguintes instituições:

Pelos Administradores do BNY Mellow e gestores da SulAmérica e Western Asset, informando a respeito dos desenquadramentos, diante da entrada em vigor da Resolução n. 4695/2018 do CMN. O Comitê ao proceder as respectivas leituras, considerando a existência de prazo para adequação da instituição, entende que a Funprev deve aguardar, monitorando as eventuais possíveis adequações das instituições, visando adequações necessárias à Resolução citada. A respeito deste item, o Comitê observou que houve informações nos autos a respeito das instituições que se encontram enquadradas frente à nova Resolução.

 

O Comitê recebeu ofício encaminhando pelo Banco Bradesco, datado do dia 10/12/2018, informando sobre a Assembleia Geral de Cotistas, a ser realizada no dia 20/12/2018, às 9h28, na cidade de Osasco/SP, referente ao fundo BRADESCO INSTITUCIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA B VÉRTICE 2019, para deliberação sobre as demonstrações financeiras relativas ao exercício social findo em 31/08/2018. Quanto a esta convocação, o Comitê tomou ciência e manifestou o entendimento a respeito da não necessidade de participação da Funprev na referida Assembleia.

 

Sobre o processo que trata do FIP CAIXA INCORPORAÇíO IMOBILIÁRIA , o Comitê tomou conhecimento que na Assembleia realizada no dia 14/12 houve a participação dos representantes da Funprev, através dos servidores Luiz Gustavo Peres Macedo e Gilson Gimenes Campos, e que o resultado consistiu na postergação dos assuntos objeto da convocação e discussão para deliberação em nova data a ser designada pela instituição, no final do mês de janeiro de 2019. O Comitê recomendou o aguardo da designação e acompanhamento.

 

Já sobre o Fundo de Investimento FIDC PREMIUM BANCO RURAL, o Comitê tomou conhecimento a respeito da participação na Assembleia ocorrida nesta segunda-feira, 17/12, através dos servidores Luiz Gustavo Peres Macedo e Gilson Gimenes Campos, que votaram contra a mudança de Gestores do Fundo com fundamento de que a empresa PETRA não faz parte do ranking AMBIMA presente na política de investimentos da Funprev. Com relação ao segundo item da pauta, a alienação de dois apartamentos, com descontos abaixo de seu preço de mercado, os representantes informaram que também votaram contrariamente, com fundamento em renúncia de receita, haja vista a venda por valor inferior ao de mercado. Destacaram que, em que peses os votos contrários dos representantes da Fundação, a Assembleia, em sua maioria, deliberou pela aprovação. O Comitê tomou conhecimento e sugeriu ciência aos Conselhos Curador e Fiscal.

 

Por fim, o Comitê relembrou que nesta quarta-0feira, 19/12, receberá a visita dos representantes da gestora Vinci Partners, as 09h, e convidou os Conselhos Curador e Fiscal.

 

A próxima reunião do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 08/01/19, às 9h.

As atas estão disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇíO

FUNPREV/BAURU.

Fotos: Divulgação.