Notícias

Comitê de Investimentos da Funprev realiza a 43ª sessão do ano


Nº 405 11/12/2018

capa

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizou, nesta terça-feira, 11/12, a 43ª sessão ordinária do ano. Participaram os membros Marcos Rios da Silva, Antônio Carlos B. Martinez, David José Françoso e Luiz Gustavo P. Macedo (economista da Funprev).

 

A reunião teve início com a leitura da Ata 42, de 04/12/18, que foi aprovada por unanimidade. Na sequência, o Comitê verificou a rentabilidade dos indicadores de investimentos até o fechamento do dia 10/12/2018, observando que os índices de renda fixa de longa duração estão superando a meta atuarial e que o CDI encontra-se com rentabilidade inexpressiva, destacando-se, no que diz respeito à renda variável, a sua alta rentabilidade atingindo o índice IBOVESPA. O Comitê observoutambém que os indicadores S&P da bolsa americana vem apresentando uma performance ou resultado negativo até a presente data.

 

Os participantes da reunião acusaram o recebimento de e-mail do Banco Santander a respeito de uma Teleconferência que será realizada nesta quarta-feira, 12, às 10h30, com o tema “Cenário Econômico – Conjunturas para investimentos em 2019”. O Comitê tomou ciência e sugeriu ciência à Presidência e aos Conselhos da Funprev. Também foi acusado o recebimento de e-mail de convocação para participação de Assembleia de Cotistas do FIDC PREMIUM, a ser realizada no dia 17,às 10h, na cidade de São Paulo. O documento foi juntado a processo em tramitação.

 

Na sequência, o economista da Funprev, Luiz Gustavo P. Macedo, pediu a palavra para dar conhecimento aos membros a respeito de trabalho por ele realizado, em especial quanto ao fechamento da Carteira de Investimentos da Fundação até o mês de novembro/2018, quando relatou o rendimento de 0,73% no mês de novembro/2018, rendimento muito acima da meta atuarial que foi de 0,29%. Destacou que no acumulado do exercício até o mês de novembro/2018, a Funprev atingiu 77,5% da meta atuarial, e que o segmento de renda variável atualmente representa 17,5% do total da carteira de investimentos da entidade.

 

O Comitê tomou conhecimento, ainda, através da Divisão Financeira, de expediente encaminhado pela empresa Actuarial, onde demonstra Estimativa da Movimentação Financeira, com observação da utilização de recursos do próprio caixa para cobertura das despesas previdenciárias, na forma em que especifica. OComitê relembrou a todos que no dia 19/12/2018 receberá a visita dos representantes da gestora Vinci Partners, às 09 h, e estendeu convite aos Conselhos Curador e Fiscal.

 

Sobre o processo referente a repasses mensais da COMPREV, exercício de 2018, onde constam informações do repasse à Funprev, no dia 07/12/2018, da importância de R$ 403.026,04, referente a recursos pagos pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS/INSS, o que foi objeto de aplicação como de praxe.

 

Já com relação ao processo referente à análise/estudo do FIP Caixa Incorporação Imobiliária, o economista da Funprev fez uso da palavra apresentando um resumo do que foi objeto de apresentação na teleconferência ocorrida no dia 27 de              novembro. Com isso, considerando que a assembleia de cotistas na forma deteleconferência ocorrerá no dia 14/12/2018, às 11h, dada a relevância da matéria, este Comitê considerando que não foi objeto de apreciação do Conselho Curador em sua última reunião, conforme ata, inicialmente reiterou solicitação quanto à participação do Conselho Curador, para eventual deliberação dos temas pertinentes ao objeto de apreciação. Comitê também destacou que ao tomar conhecimento, nesta data, quanto à ficha de votação da referida Assembleia, onde constam os 1 – Aprovação ou não de alteração do Regulamento do Fundo, e 2 – Prorrogação ou não do Fundo de investimentos para mais 18 meses, passando o mesmo a encerrar até 19/06/2020, o grupo sugeriu a aprovação de ambos os itens.

 

Quanto ao processo que trata do enquadramento do fundo de investimentos BRADESCO H AÇÕES IBOVESPA REGIMES DE PREVIDÊNCIA, o procedimento foi objeto de encaminhamento ao Conselho Curador, com explanação do economista Gustavo, e deliberado em ata pela não participação da Assembleia ocorrida no dia 07/12, e que o Núcleo de Gerenciamento de Recursos Financeiros da Funprev acompanhará o resultado da Assembleia, devendo participar ao Comitê de na próxima reunião.

 

No que se refere à Política de Investimentos, uma reunião específica será marcada para análise da Resolução n. 4.695 de 7/11/2018, do Conselho Monetário Nacional, notadamente quanto aos possíveis impactos na política de investimento da FUNPREV. Também foi sugerida uma análise prévia, para ser apresentada na reunião, uma vez que o prazo para eventuais sugestões e procedimentos a serem adotados não pode ultrapassar seis meses.

 

Por sua vez, o processo referente à apresentação do Fundos de Investimentos – Banco Rural, e conforme e-mail de convocação para participação de Assembleia de Cotistas do FIDC PREMIUM, a ser realizada no dia 17/12, às 10h, na cidade de São Paulo, o Comitê sugeriu a participação de representantes da entidade na referida Assembleia e, após, participação do resultado aComitê de Investimentos e Conselhos da Funprev.

 

Finalizando, o economista Gustavo convidou os presentes para o 3o Fórum Econômico de Bauru, que será realizado no dia 12/12, às 20 h, no Auditório da USP,com participações de Reinaldo Cafeo, Zeina Latif (Economista Chefe XP Investimentos, que irá abordar o tema Cenário Econômico 2019) e Daniel Malheiros (Especialista do Brasil em Mercado Imobiliário e FII’s Ex-Empiricus) e Sócio RBR Asset, que irá abordar o tema Mercado Imobiliário. Comitê tomouconhecimento e sugeriu ciência à Presidência e aos Conselhos.

 

A próxima reunião do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 18/12, às 9h.

As atas estão disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .