Servidores da Funprev recebem informações sobre acesso ao E-Social e Sistema Conam

Nº 393 09/11/2018

Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) participaram, nesta quinta-feira, 08/11, de processo de disseminação de conteúdo, conforme prevê instrução normativa do órgão.

Os temas tratados foram “A Introdução ao E-Social e utilização do Sistema Conam. As informações foram prestadas pelas servidoras Louise Adeline Carvalho Candido e Rosana Monica Picoloto Celestino, que participaram do curso no dia 16 de outubro, em São Paulo, na sede da Conam.

O E-Social é um Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, projeto do governo federal que visa unificar o envio dos dados sobre trabalhadores para um único banco de dados.

O uso, conforme regulamentação da Emenda Constitucional 72/13, é obrigatório para todos os empregadores, pessoas físicas ou jurídicas. O E-Social agrega informações para relatórios como CAGED, GFIP, RAIS e Receita Federal. O objetivo é simplificar e consolidar as informações para os órgãos envolvidos, empregados e empregadores e melhorar o controle das informações.

Já a Conam é uma Consultoria em Administração Municipal. A empresa se dedica exclusivamente à prestação de serviços aos municípios brasileiros, na área de administração pública.

A disseminação do conteúdo de curso está prevista na Instrução Normativa que rege os procedimentos para viagens e estabelece que depois da ocorrência do evento ou curso, o servidor ou conselheiro/membro de comitê tem até 15 dias para apresentar o certificado de participação e um prazo de 60 dias para compartilhar o conhecimento adquirido durante sua ausência, através da Escola Previdenciária da Funprev.