Comitê de Investimentos da Funprev tem reunião semanal

Nº 388 24/10/2018

Em sua reunião semanal, o Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) promoveu nesta terça-feira, 23/10, a 36ª sessão ordinária do ano.

A reunião teve início com a leitura da Ata 35 de 09/10/18, que foi aprovada. Na sequência, o Comitê verificou os resultados dos indicadores de investimentos até o fechamento do dia 22/10/2018 e observou que os índices de renda variável e de renda fixa mais longos fecharam com expressiva alta devido à expectativa do mercado financeiro em relação ao resultado das eleições.

No decorrer da reunião, cinco processos estiveram em pauta. O primeiro deles relativo à Análise do FIP Caixa Incorporação Imobiliária, quando o Comitê recebeu os autos e tomou conhecimento das respostas do gestor do fundo em relação aos questionamentos feitos pelo grupo. Diante dos fatos apresentados, o Comitê decidiu aguardar a convocação de assembleia de cotistas e o monitoramento dos resultados do fundo. O Comitê sugeriu o encaminhamento do processo aos Conselhos Curador e Fiscal para ciência.

Sobre o processo de análise de carteira e suas sugestões para o 2º semestre, após as discussões, o Comitê entrou em contato com o Banco Itaú para verificar a carteira e estratégia do fundo Itaú Alocação Dinâmica II, quando foi informado que a estratégia ainda encontra-se conservadora. Considerando que uma eventual movimentação entre os fundos citados não resultaria em grande impacto de rentabilidade diante do resultado da eleição, o Comitê propôs discutir as eventuais movimentações na próxima reunião, quando será discutida também a estratégia em relação aos recursos oriundos dos fundos de vértices que foram alocados no IDKA IPCA 2 e também dos fundos com valores mínimos remanescentes.

Quanto ao processo que trata dos relatórios mensais dos investimentos da Funprev em 2018, o Comitê recebeu os autos e tomou conhecimento dos resultados dos investimentos no mês de setembro/2018 verificando os enquadramentos dos fundos e a aderência da rentabilidade. O processo foi encaminhado ao Conselho Fiscal para aprovação do relatório dos investimentos conforme prevê o manual do Pró-Gestão.

Outro processo em pauta foi o que trata dos valores arrecadados do déficit referente ao ano de 2013. O Comitê tomou ciência da finalização do objeto do processo e da conclusão das movimentações deliberadas pelo Conselho Curador.

Quanto à Política de Investimentos para 2019, o Comitê recebeu o processo e tomou conhecimento da publicação da Política de Investimentos no Diário Oficial e da transmissão do arquivo à Secretaria da Previdência por meio de plataforma própria para esta finalidade.

O Comitê registrou, ainda, o recebimento de documento referente à convocação de assembleia extraordinária de cotistas do fundo Sulamérica Inflatie RF e verificou o que consta pautado para a assembleia, ou seja, a alteração do regulamento, não desnatura o perfil do produto, não sendo necessária a participação da Fundação na referida assembleia.

Também foi registrado o recebimento de material referente a um fundo de investimento recém-lançado pela Caixa Econômica Federal, denominado FI Caixa Bolsa Americana Multimercado Longo Prazo, que será analisado em momento oportuno quando do cumprimento dos requisitos de histórico estabelecidos pela Política de Investimentos. Por fim, o Comitê solicitou dos economistas uma análise mais aprofundada sobre o fundo de investimento BNP Paribas Action FIA, para as próximas reuniões.

Participaram da reunião os membros Sérgio Ricardo C. Alberto, Diogo Nunes Pereira, Antônio Carlos B. Martinez, Marcos Rios da Silva, David José Françoso, Luiz Gustavo P. Macedo e Marli Baccan. As atas estão disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas . O próximo encontro da equipe está agendado para o dia 30/10, às 9h.