Servidoras da Funprev fazem disseminação de curso sobre eSocial

Nº 318 25/05/2018

As servidoras da Divisão Administrativa da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) Jamile Daniele Pereira, Rosana Mônica Picoloto Celestino

e Joceli Aparecida Machado de Oliveira fizeram no dia 15/05 a disseminação de conhecimentos de curso sobre o eSocial.

O curso aconteceu no dia 19/03, na sede da SESCON Regional de Bauru, e foi ministrado por Jairo César Pereira, pós-graduado em Gestão Empresarial e Marketing e Bacharel em Administração. Alguns dos tópicos abordados no curso foram o conceito e finalidade do eSocial, os objetivos do projeto, seu reflexo nas empresas com a implantação, o cenário atual antes da implantação e suas consequências e questões técnicas de utilização do sistema.

O eSocial surgiu como um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, para órgãos públicos ou não, com a finalidade de padronizar a transmissão das informações, validação, armazenamento e distribuição, construindo um banco de dados nacional.

A utilização do eSocial será obrigatória para os órgãos públicos a partir de janeiro de 2019, mas a Funprev vem se antecipando desde 2017 para atender todos os requisitos do sistema.