Dados apontados pelo Comitê de Investimentos da Funprev apresentam superavit da meta atuarial neste iní­cio de ano

Nº 287 12/03/2018

Integrantes do Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) estiveram reunidos, nesta segunda-feira, 12/03, no encontro semanal. Foi a 9ª reunião ordinária do ano.

A sessão teve início com a leitura da ata da reunião anterior. O Comitê tomou ciência dos resultados dos indicadores referentes ao mês de março, até o fechamento do dia 09, verificando performance positiva tanto no segmento de renda fixa, quanto no segmento de renda variável. O Diretor da Divisão Financeira apresentou o relatório dos investimentos referentes a fevereiro, cuja rentabilidade da carteira da Funprev até o dia 28/02/18 foi de 2,60% ante uma meta atuarial de 1,62% no mesmo período.

Na sequência, foram avaliados outros processos, como o que trata dos relatórios mensais dos investimentos da Funprev 2018, quando verificou a aderência da rentabilidade da carteira da Fundação em relação às metas estabelecidas na Política de Investimentos, encaminhando ao Conselho Fiscal para aprovação.

Com relação à atualização anual dos credenciamentos das Instituições Financeiras, o Comitê tomou ciência do processo e recomendou que a definição da nota mínima de avaliação seja feita após todas as gestoras e administradoras de recursos encaminharem os formulários devidamente preenchidos e as análises pela Divisão Financeira.

O Comitê acusou o recebimento de análise realizada pelo economista Luiz Gustavo referente a sugestões de valores a serem aplicados nos segmentos de renda variável, IMA-B e contas COMPREV. Na análise foi apresentado como opção o fundo de renda fixa Sulamérica Inflatie (IMA-B). O Comitê recomendou que seja protocolado um processo distinto do processo de movimentação do CDI, para melhor organização, e recomendou, ainda, estudo de credenciamento da gestora.

O grupo registrou a visita do Sr. João Martinucci representando a gestora de recursos Genial Investimentos, no dia 05/03/2018. Na ocasião foram realizadas conference call com gestores de renda fixa e renda variável. Por fim, o Comitê decidiu realizar uma reunião extraordinária nesta quinta-feira, 15/03/18, às 09h, para discutir sobre as movimentações de CDI.

Participaram da reunião, Sérgio Ricardo C. Alberto (presidente), Diogo Nunes Pereira (economista da Funprev - secretário), Antônio Carlos B. Martinez (servidor aposentado da Prefeitura – membro), David José Françoso (servidor ativo da Prefeitura/Administração – membro), Marcos Rios da Silva (procurador jurídico da Funprev - membro) além de Donizete do Carmo dos Santos, presidente da Funprev, e Marli Baccan (servidora aposentada) e Luiz Gustavo P. Macedo (economista da Funprev).

A próxima reunião do Comitê está agendada para o dia 15/03/18, às 9h. As atas das reuniões estão disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas