Notícias

Funprev busca adesão ao Programa Pró-Gestão RPPS e visa tí­tulo consecutivo do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária


Nº 283 02/03/2018

capa

Integrantes da Comissão Pró-Gestão da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru estiveram reunidos nesta sexta-feira, 02/03. Um dos objetivos do encontro foi definir o envio à Secretaria Nacional da Previdência, órgão do Ministério da Fazenda, do termo de adesão ao Programa Pró-Gestão RPPS. 

 

O Pró-Gestão é um Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência.

 

O termo será encaminhado nos próximos dias, uma vez que a Funprev há meses vem se preparando para atender as políticas e ações exigidas no manual do programa, como a implantação do Código de Conduta e Ética, Política de Segurança da Informação, reestruturação da Ouvidoria, Cartilha Previdenciária, o Programa de Educação Previdenciária, divulgação das Ações de Governança Corporativa, divulgação de Boletins Informativos mensais aos segurados, capacitação dos servidores da Fundação, dentre outras, já implementadas na Fundação.    

 

A certificação do Pró-Gestão será necessária para a classificação de investidor qualificado, ou seja, essa classificação influenciará diretamente no tipo de investimento que os RPPS poderão fazer, influenciando, assim, na Carteira de Investimentos dos institutos de Previdência. 

 

Outro assunto em pauta na reunião desta sexta-feira foi o regulamento do 9º Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, organizado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), edição 2018. A Funprev vai concorrer novamente ao Prêmio e quer buscar o título de 1º lugar entre os institutos de grande porte pelo segundo ano consecutivo. Enquanto aguarda posicionamento da Secretaria da Previdência sobre a adesão ao Pró-Gestão RPPS, a equipe trabalhará voltada ao Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária. 

 

A Comissão Pró-Gestão da Funprev reúne servidores das Divisões Previdenciária, Administrativa e Financeira, além da Controladoria Interna/Ouvidoria. Participaram das discussões nesta sexta-feira, o presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, Diogo Nunes Pereira (diretor da Divisão Financeira), Roberta Natali de Moraes (diretora da Divisão Previdenciária) e Louise Adeline Carvalho Cândido (Diretora da Divisão Administrativa). 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇíO 

FUNPREV/BAURU 

Fotos: Divulgação