Comitê de Investimentos da Funprev realiza reunião semanal

Nº 260 22/01/2018

O Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizou nesta segunda-feira, 22/01, mais uma reunião semanal, a terceira neste ano.

A reunião teve início com a leitura da ata anterior. Na sequência, o Comitê tomou conhecimento dos resultados dos indicadores até o fechamento do dia 19/01/2018 verificando performance positiva, tanto no segmento de renda fixa, quanto no segmento de renda variável. Ponderou-se, no entanto, que fatos políticos, tais como o julgamento do ex-presidente da República no dia 24/01/18 e a votação da reforma da previdência prevista para fevereiro/2018, repercutiram novas expectativas nos últimos dias e podem provocar volatilidade nos preços dos ativos. Diante disso, o Comitê recomendou a suspensão temporária das movimentações financeiras planejadas para ocorrerem em fevereiro, com exceção das amortizações dos fundos de vértices que ocorrerão involuntariamente e estão sendo analisadas em processo administrativo com trâmite na Divisão Financeira, até que haja uma definição em relação aos acontecimentos mencionados. O Comitê ressaltou que eventualmente pode haver necessidade de reunião extraordinária para movimentos pontuais de correção da carteira dependendo do comportamento do mercado financeiro.

O Comitê realizou na última reunião conference call com os gestores do Banco Safra e da Genial Investimentos para tratar das performances dos fundos IMA-B dessas gestoras e fará o monitoramento dos fundos pelo prazo de 60 (sessenta) dias para nova avaliação. O grupo também tomou ciência do convite encaminhado pelo Banco BNP Paribas, referente a uma palestra sobre “Perspectivas 2018 para macroalocação e renda variável”, a ser realizado no dia 06/02/2018, a partir das 08h30, em São Paulo/SP. O Comitê recebeu o material enviado via e-mail pela empresa Planner Redwood Asset Management e agendará uma call com a gestora para apresentação institucional. O secretário do Comitê informou aos demais membros que a gestora Renascença, através do Sr. David Salomon, encaminhou material e se colocou à disposição do órgão para falar sobre aplicações em títulos públicos por meio de call ou visita presencial. O Comitê agendará uma call com a gestora.

O Comitê de Investimentos recebeu o resumo do parecer do economista Luiz Gustavo que encontra-se em férias com informações atualizadas a respeito do parecer datado de 25/10/2017. Em relação às movimentações de saída do CDI, o Comitê acolheu e aguardará os fatos mencionados acima. Quanto à sugestão de aplicação direta em títulos públicos federais, o grupo tratará deste assunto na call com a gestora Renascença. No entanto, o Comitê ressaltou que efetuou estudos em 2016 verificando na época a inviabilidade nessa modalidade de aplicação, em virtude da necessidade elevada de recursos.

Participaram da reunião Sérgio Ricardo C. Alberto (servidor ativo da Prefeitura – presidente), Diogo Nunes Pereira (economista da Funprev - secretário), Antônio Carlos B. Martinez (servidor aposentado da Prefeitura – membro), David José Françoso (servidor ativo da Prefeitura/Administração – membro), além de Dalete Demarchi , presidente da Funprev em substituição, e Marli Baccan (servidora aposentada).

A próxima reunião do Comitê está marcada para o dia 29/01/18, às 09h00. As atas das reuniões estão disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas.