Funprev economiza cerca de 10% com impressão em poucos meses de campanha para promover ações sustentáveis
Nº 257 17/01/2018
Economia de 9,74% com impressões em menos de seis meses de campanha. Este o resultado obtido pela Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru – FUNPREV, após a implementação junto aos seus funcionários e público em geral, do programa “#Adote”, que visa promover ações sustentáveis.
A instrução normativa que instituiu o programa, assinada pelo presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, foi publicada no Diário Oficial de Bauru no dia 1º de junho de 2017, mas as ações foram implementadas efetivamente a partir de agosto.
Segundo dados da Fundação, a média no segundo semestre de 2016 foi de 22.959 impressões mensais. Já no segundo semestre de 2017, a média caiu para 20.722 impressões mensais, o que representou uma diferença de 2.237 impressões na média, equivalente a 9,74% de economia, ou seja, menos impressões, menos consumo de papel e tonner.
O objetivo do programa é evitar o desperdício por meio da variável socioambiental através de práticas sustentáveis, do uso consciente de recursos naturais, do uso racional de materiais e programas de reciclagem.
Assim, a meta é estabelecer ações que visam promover a preservação da natureza e sustentabilidade, aos servidores efetivos e cedidos, estagiários, menores aprendizes, membros dos Conselhos Curador e Fiscal, membros do Comitê de Investimentos, bem como ao público em geral.
As mensagens do programa focam os seguintes tópicos: I- Impressão Frente e Verso; II- Impressão em modo rascunho; III- Armazenamento e Transmissão de arquivos em formato PDF; IV- Comunicação preferencialmente através de e-mails; V- Redução do uso de copos descartáveis; VI- Desligar os equipamentos das tomadas quando não estiverem em uso; VII- Aproveitar impressões que não serão utilizadas criando blocos de notas; VIII- Desligar os interruptores quando ausentes do ambiente de trabalho.
Segundo a Funprev, o “#Adote” dá continuidade a outras duas ações implementadas anteriormente, que são os projetos “Economizando”, iniciado em 2015, cujos objetivos são “reduzir o desperdício”, “reutilizar sempre que possível” e “reciclar sempre”; e o “Adote um Copo”, que começou em 2016, cujo objetivo é diminuir o consumo de copos descartáveis.
A adesão às práticas estabelecidas na Instrução Normativa é facultativa, no entanto, a proposta é despertar a consciência socioambiental junto aos funcionários e o combate ao desperdício, e a mudança de hábitos básicos do dia-a-dia é um começo.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇíO
FUNPREV/BAURU
Funprev e Escola de Gestão Pública promovem palestra sobre...
A Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM), em...
Comitê de Investimentos se reúne com instituição financeira e...
Na última quinta-feira (14), os membros do Comitê...
Funprev conhece novos membros dos Conselhos para biênio 2025/2026...
A Funprev realizou nesta segunda-feira (11) a apuração...
Comitê de Investimentos da Funprev monitora rentabilidades e se...
Na última quinta-feira (7), os membros do Comitê...
Eleição para os Conselhos Fiscal e Curador da Funprev...
A votação online para a eleição dos Conselhos...
Conselho Fiscal se reúne para análise de processos...
Os membros do Conselho Fiscal da Fundação de...
Conselho Curador analisa processos...
Nesta terça-feira (5), o Conselho Curador da Fundação...
Aniversariantes de novembro devem realizar Censo Cadastral e Previdenciário...
Os aposentados e pensionistas da Fundação de Previdência...
Comitê de Investimentos da Funprev monitora rentabilidades...
Nesta quinta-feira (31), os membros do Comitê de...
Novembro Azul é o mês do combate ao câncer...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...